Palestra sobre distúrbios alimentares ensina como preveni-los

Estudantes preparam trabalho conscientizando sobre os riscos desses transtornos

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, 70 milhões de pessoas sofrem com algum distúrbio alimentar. O indicie de mortes relacionadas à anorexia é 12 vezes maior do que qualquer outra causa entre mulheres na faixa etária dos 15 aos 24 anos. Considerando a alta incidência desses transtornos na adolescência, a COOPERELP de Lençóis Paulista (SP) organizou um trabalho para transmitir informação sobre o perigo desses distúrbios.

“Nós buscamos orientar os jovens durante esse período de baixa autoestima que é a adolescência”, conta Maria Sílvia Marise, professora de biologia e responsável por unir um grupo de 10 alunos, entre Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, para realizar o estudo.

O desenvolvimento do projeto contou com reuniões para debater o assunto. Em seguida, foram preparadas apresentações focadas em como prevenir, principalmente, a anorexia e a bulimia. Os estudantes então deram palestras para a escola e para outras, buscando difundir o conhecimento que eles haviam adquirido.

“Alguns desses alunos que participaram já tinham passado por esses transtornos. Por isso se importaram tanto em produzir a melhor apresentação possível, para que ninguém passasse pelo que eles sofreram”, diz Maria Sílvia.

O projeto rendeu o prêmio de primeiro lugar ao colégio no “Desafio Faça Acontecer”, um concurso com o objetivo de envolver os jovens na busca da solução para os problemas sociais que afetam as escolas e/ou comunidade para que possam transformar a realidade local de maneira positiva.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *