Alunos aprendem sobre emoções por meio de estudo do filme “Divertidamente”

Projeto fez uso da animação da Disney para explicar aos alunos sobre os sentimentos

 Durante a infância, são vivenciadas experiências que interferem diretamente nas emoções. Um dia de brincadeira remete à alegria. Não poder encontrar os amigos porque se está doente é um dia triste. Assustar-se com o latido do cachorro ou se irritar porque não ganhou o jogo de futebol, tudo isso é vivido por crianças diariamente. Uma dessas crianças é Riley, a personagem principal da animação da Disney, “Divertidamente”.

Pensando em abordar tais sensações com o Ensino Infantil e início do Fundamental I, o Colégio Educar de Mogi Mirim (SP) desenvolveu um projeto interdisciplinar para explicar questões sobre as emoções.

“Buscamos ensinar tópicos como: quando sentimos alegria? Para isso, começamos o ano com o acolhimento dos estudantes, para que se sentissem em casa e felizes.” Conta Eliane de Freitas, coordenadora do Ensino Infantil e Fundamental. A segunda etapa do projeto foi uma sessão do filme “Divertidamente”, que inspirou o trabalho desde o início.

Em seguida, os alunos puderam presenciar uma apresentação de teatro, na qual os professores interpretaram as emoções da Riley, conferindo um aprofundamento das personagens, para que as crianças pudessem se identificar com elas.

Freitas explica que a emoção Alegria foi o foco principal do projeto, por isso foram desenvolvidas várias campanhas com os estudantes. “Entre os eventos realizados, levamos as crianças para visitar creches e arrecadamos mantimentos para asilos. O objetivo era mostrar o quão bom é levar alegria para aqueles que precisam”.

Para finalizar, os alunos fizeram um livro no qual mostravam em quais momentos sentiam alegria. Freitas conclui contando que o trabalho foi muito bom e que as crianças vão levá-lo na memória.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie-nos sua história.

2 comments

  1. Muito especial esse projeto da Coordenadora e Educadora Eliane Accardo de Freitas. Hoje poucas escolas se preocupam com a inteligência emocional, a maioria está apenas preocupada com o conteúdo, e não cuidam de desenvolver bons sentimentos nas crianças! Meus parabéns para ela e para o Ânglo que abre esse espaço!

  2. ADOREI A IDEIA!

    ESTOU TRABALHANDO COM MEUS ALUNOS AS EMOÇÕES E, O FILME “DIVERTIDAMENTE” FOI PASSADO PARA OS ALUNOS COMO PARTE DO PROJETO, ONDE O MESMO, FALA SOBRE OS SENTIMENTOS E AS EMOÇÕES.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *