Projeto no Paraná revitaliza ribeirão e ensina sobre ecologia

Ação transmite conhecimento sobre cuidado com o meio ambiente e a importância da preservação da mata ciliar

Quando se pensa na preservação do meio ambiente, existem muitas formas de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Campanhas de reciclagem e de diminuição do uso de automóveis são opções comuns. No entanto, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Elo de Jacarezinho (PR) escolheram participar do processo de revitalização do Ribeirão Ourinho, um pequeno rio que traça seu curso pela cidade.

“Tudo começou quando o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) pediu para nossa escola ajudar nessa empreitada que seria melhorar o ambiente em que se encontra o ribeirão. Como é uma cidade pequena, é bem simples tirar os alunos da escola para fazermos esse tipo de trabalho. No final das contas os estudantes foram os que fizeram a maior parte” explica Cristina Ruiz, coordenadora do Ensino Fundamental.

A escola conduziu a primeira parte do projeto: foi até o local para examinar, organizar e limpar a região a qual receberia atenção dos alunos. Em uma segunda etapa, membros do IAP cavaram buracos para que os estudantes pudessem plantar árvores, restaurando assim a mata ciliar, que circunda o rio e contribui contra o assoreamento.

Ruiz também falou sobre a segurança aplicada no local de trabalho: “Considerando o perigo de que seria cair no ribeirão, nós cercamos as margens com faixas protetoras. Também distribuímos luvas aos alunos para que não tocassem em nada que estivesse contaminado”.

Após a conclusão da revitalização, os alunos quiseram continuar com o projeto. “As crianças adoraram, elas sempre pedem para voltar na área. De vez em quando voltam lá com os pais. Eles gostaram tanto que os professores do sexto ano irão dar continuidade nessa matéria”, finaliza a coordenadora.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie-nos a sua história.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *