Escola de Indaiatuba revitaliza ponto turístico com a plantação de árvores

A Rota dos Cavaleiros ganhou uma nova vida com plantas nativas e frutíferas após projeto Mega Plantio

O Colégio Renovação de Indaiatuba (SP) trabalha em parceria com a secretaria do meio ambiente desde 2016 para a recuperar um dos pontos turísticos locais, chamado Rota dos Cavaleiros. A estrada de terra liga Indaiatuba até Cardeal através de uma extensão de 7,5km e é muito apreciada pelos amantes de esportes: desde a caminhada, trilhas de bicicleta, moto e passeios a cavalo.

Para ajudar a melhorar o acesso, a experiência e ainda contribuir para com o meio ambiente no local, foi adotado pelo colégio o projeto Mega Plantio. A atividade acontece um domingo por ano, em outubro, mas a programação já começa no primeiro semestre com a marcação da data de ação no calendário escolar, a encomenda de mudas e o fechamento de parcerias. Depois há divulgação interna nas salas de aula, seguido por um e-mail aos pais – os que desejam participar devem preencher quantas árvores querem plantar para que a escola possa organizar o trabalho – e, posteriormente, ocorre a divulgação externa em jornais, chamando a população para ser voluntária.

O dia do mutirão para a plantação envolve desde estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio, familiares e cidadãos de Indaiatuba. “É importante que fique na memória afetiva dos alunos essa participação para que tenham responsabilidade social e ambiental”, comenta a coordenadora pedagógica da escola, Cristiani Cibim, sobre como colocar a mão na massa faz a diferença para a formação de cidadãos conscientes.

“Observamos que os nossos alunos se sentem responsáveis, eles cuidam e se preocupam com o que está plantado no colégio” conta Cibim sobre mudança observada nos alunos, que têm uma postura mais atenta com a natureza até mesmo dentro do espaço escolar –  uma chácara arborizada e com horta orgânica. Além disso, os estudantes visitam a Rota dos Cavaleiros ao longo do ano e podem colher os frutos de todo o esforço, literalmente. No local são plantadas árvores nativas e frutíferas de acordo com a orientação dos engenheiros ambientais. A manutenção do trabalho ao longo do ano – regar, por exemplo – é uma função desempenhada pela secretaria do meio ambiente.

A área já mostra sinais de recuperação com a presença de animais antes ausentes – como esquilos e borboletas. A meta do projeto é plantar 10 mil mudas até 2020. No primeiro ano foram plantadas 300 mudas, no ano seguinte 400 e a previsão para esse ano são mais 500.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *