Alunas com redações premiadas na Unicamp dão dicas de preparação para antes e durante os vestibulares

Selecionadas entre as 30 melhores redações de 2018, elas orientam sobre a importância dos simulados e da leitura

A redação é uma parte do vestibular que não exige um conteúdo específico, mas leitura, reflexão e aproveitamento dos conhecimentos acumulados durante a vida escolar. As formas de avaliar o texto incluem o repertório, bom vocabulário, gramática e a capacidade de organizar as ideias de forma coerente com o tema e com coesão em sua construção. Considerando essas múltiplas habilidades envolvidas nesse exercício, como estudar para a prova de redação?

Conversamos com a aluna e a ex-aluna do Anglo Vestibulares, Victória Vial e Érika Stancey, que tiveram a redação selecionada como parte das 30 melhores da UNICAMP 2018. Vial nos contou sobre um hábito importante para o seu sucesso: “Ler bastante ao longo do ano não só para as provas: atualidades e livros que estão fora da lista do vestibular, mas podem trazer conhecimento do mundo”.

A aluna se preparou especialmente com os simulados, fazendo propostas antigas da UNICAMP, mas explica que foi essencial ter assistido à aula especial do Curso Anglo, voltada para o modelo de redação da Universidade Estadual de Campinas. Stancey acrescenta ainda que os simulados foram essenciais para controlar o tempo de prova. Dessa forma, é importante aliar a excelência do conteúdo em sala de aula e os simulados com uma forte autonomia dos estudantes em casa: estar atento aos noticiários e alimentar a curiosidade por meio de leituras relevantes.

O momento do vestibular também exige uma estratégia para executar um exercício que exige leitura, reflexão, tomada de posição e argumentação. Vial revelou o seu passo a passo: primeiro ler a proposta de redação; ler a coletânea já pensando no tema; desenvolver a tese; planejar os parágrafos e fazer o rascunho. A organização ajuda a alinhar as ideias e manter-se de acordo com a proposta de redação. Stancey, por sua vez, recomenda começar a prova pela redação e depois fazer as questões. Ela deixa ainda sua dica de ouro: “Por mais que você tenha que seguir um padrão, tente colocar o máximo de você no texto”.

Preparação e apoio em 2018

A fim de melhorar o processo de aprendizagem com os simulados de redação, o Curso Anglo desenvolveu uma ferramenta especial: a Trilha de Estudos de Redação. Nela, os alunos podem verificar o seu desempenho em relação aos outros estudantes, visualizar virtualmente a redação corrigida, ler textos complementares para ajudar na reescrita, entender os critérios de correção adotados, entre outras funcionalidades. O objetivo é apresentar parâmetros mais objetivos para que o aluno faça um estudo mais eficaz.

Os estudantes que procuram não apenas se aperfeiçoar em redação, mas também uma oportunidade de ter um ensino de qualidade para o vestibular, podem concorrer a bolsas de estudos de até 100% no valor da mensalidade. Para se inscrever no Concurso de Bolsas do Curso Anglo em São Paulo, que terá seu próximo exame no dia 26 de abril (quinta-feira), os interessados devem cadastrar-se gratuitamente e, com o cadastro, realizar a inscrição na prova: http://aluno.cursoanglo.com.br. As Turmas de Maio começam no dia 03/05.

Sobre o Anglo Vestibulares (www.cursoanglo.com.br) –  O Anglo Vestibulares iniciou suas atividades em São Paulo como pioneiro na criação de cursos preparatórios para vestibular no Brasil. Em vinte anos, consolidou-se no mercado com qualidade incontestável diante das aprovações nas principais universidades do país e expandiu para atuar também no Ensino Médio. Surgiu assim o Sistema Anglo de Ensino que, atualmente, fornece material estruturado – da Educação Infantil ao Pré-Vestibular – às escolas conveniadas em todo país. O curso focado no vestibular possui, hoje, três unidades e mantém a excelência unindo a tradição e a inovação constante. Desde 2010, o Anglo integra o portfólio de escolas e cursos da SOMOS Educação.

One comment

  1. Seria interessante que publicasse algumas melhores redações vestibular UNICAMP para referência a alunos. É muito desejado, afinal, quem não quer fazer o melhor ingressar para ingressar nessa faculdade – considerada a melhor do Brasil? todas as orientações do site são ótimas – só faltam mesmo bons textos como referência, comentado, se possível, pelo professor. Grata, em nome de milhares de alunos, esperamos ser atendidos.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *