Anglo leva a experiência da gestão pedagógica em ‘Escape Room’ na Bett Educar 2018

Solução Educacional apresenta método de aprendizagem em jogo que pode ser vivenciado pelos visitantes da feira

Planejar, desenvolver, checar, agir. As quatro etapas do Ciclo de Melhoria Contínua, implantado pelo Anglo com pioneirismo em sua rede de escolas parceiras para educadores e alunos, é destaque em seu estande na Bett Educar 2018. Também conhecido por PDCA, o método é aplicado em diversas áreas para controle e gestão na melhoria constante dos processos e, adaptado à Educação, o ciclo se mostra ainda mais necessário e eficiente.

A primeira etapa consiste na implantação das soluções educacionais na escola com materiais que apoiam o plano de aula dos professores e os demais recursos que permitem seu “planejamento”. A segunda fase se dá com a aplicação, o “desenvolvimento”, das práticas em sala de aula por meio de intervenções e da orientação extraclasse. Todas as avaliações que são submetidos os alunos compõem a terceira etapa, “checar”, que é a busca por informações por meio de dados extraídos das provas e simulados. Por fim, “agir”, que consiste em elaborar ações, tendo as informações a partir dos dados da checagem, para promover a orientação mais precisa, individual e coletiva, em sala de aula.

Em todo o processo, a Solução Educacional Anglo não apenas dá subsídios ao bom andamento de cada fase, mas essencialmente possibilita que esse ciclo se mantenha constante e ativo, impactando diretamente nos resultados e na melhoria da qualidade do ensino. Ou seja, da elaboração do material didático aos alunos: os manuais dos professores, os recursos digitais, a assessoria pedagógica, dentre alguns deles, fazem parte desse ciclo e têm função fundamental no PDCA.

Como mostrar tudo isso de uma maneira didática e inovadora?

O Anglo recorreu a uma experiência diferente e cada vez mais procurada na atualidade, o “Escape Room”. Trata-se de uma modalidade de jogos de aventura e raciocínio, na qual os participantes têm por objetivo sair (ou escapar como o nome diz) de um local. O princípio é solucionar um mistério dentro de uma sala, com tempo limitado, com base em dicas e solução de enigmas.

Embora comum em games eletrônicos, a modalidade surge cada vez mais em espaços físicos, que promovem a integração entre os participantes, o raciocínio lógico, intuição e trabalho em equipe, aliado a muita imaginação, criatividade e adrenalina.

Em um espaço de 12 metros quadrados, os participantes serão desafiados a procurar a chave da saída, ao mesmo tempo que precisarão percorrer todas as fases do Sistema Anglo – planejar, desenvolver, checar e agir – para identificar pistas e dicas. E, desta forma, poderão acompanhar como o sistema de ensino que mais aprova no Brasil desenvolve seu trabalho junto à rede de escolas parceiras.

Serviço:

Sistema Anglo de Ensino na Feira Bett Educar

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo

Data: de 8 a 11 de maio

Horário: das 9h às 19h

Sobre o Sistema Anglo de Ensino (www.aquitemanglo.com.br) Com 68 anos de tradição, o Anglo conta com uma rede de mais de 800 escolas conveniadas em todo o país, que totalizam mais de 300 mil alunos. Oferece material estruturado da Educação Infantil ao Pré-Vestibular e possui uma metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. A proposta do Anglo oferece sólida formação de cultura geral e o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação real dos conhecimentos. Ao final dos anos de escolaridade básica, essa proposta permite que os alunos ingressem nas melhores universidades do país através dos excelentes resultados nos vestibulares ou no ENEM. Desde 2010, o Anglo integra o portfólio de empresas da Somos Educação.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *