Guimarães Rosa dá o tom da Convenção Anglo 2018

Evento reuniu escolas para provocar a reflexão e firmar pacto com educação de qualidade

O berrante anunciou a chegada do Sertão de João Guimarães Rosa ao salão da Convenção Anglo 2018. Envolto no encantamento do escritor mineiro, que sempre trouxe um olhar novo por meio de neologismos, o encontro, realizado entre os dias 6 e 8 de maio, em Atibaia (SP), abordou inovação, atitude e identidade na educação sob o lema “Viver é etcetera”.

Para Guimarães Rosa, que completaria 110 anos em 2018, o mais importante e bonito do mundo é que as pessoas estão em constante transformação. Nesse sentido, o encontro dialogou sobre a necessidade de pensar a educação nesses novos tempos de convergência digital, sem perder o DNA e a tradição de responsabilidade social do Anglo.

Depois da abertura de Fernando Shayer, presidente da SOMOS Educação, e da apresentação do grupo Caminhos do Sertão, grupo cultural que realiza narração de histórias pelo país, o professor e jornalista renomado Clóvis de Barros palestrou sobre a importância de inovar e progredir.

“A inovação é necessária em tempos de bonança e nas crises. Inovação é criatividade, imaginação. Para inovar, é preciso se conhecer, conhecer o mundo, as virtudes e dificuldades das nossas atividades. Sobretudo, para inovar é preciso confiança e coragem”, disse. O discurso sobre ética e identidade de Barros foi seguido da entrega do Leão de Ouro, prêmio concedido anualmente às instituições de ensino que se destacaram pelas ações inspiradoras em sala de aula e na comunidade escolar (veja lista).

No segundo dia, a programação contou em seu primeiro bloco, sobre direcionamentos estratégicos, com a diretora geral do Anglo, Irina Lachowski, que falou sobre marca, responsabilidade social e a força da rede Anglo. O vice-presidente da Somos Educação, Guilherme Luz, abordou a evolução das soluções educacionais.

Renata Mascarenhas iniciou a parte em que foram reveladas novidades editoriais para as escolas. Em seguida, as educadoras Cristina Tempesta e Leila Rensi tiraram as dúvidas sobre a reformulação do Ensino Fundamental, enquanto e Carlos Eduardo Lavor anunciou as reformulações do Terceirão Alfa.

Para falar sobre o contexto educacional, o Anglo teve na Convenção o sociólogo César Callegari, especialista em gestão de políticas, programas e instituições públicas nos setores de educação. Callegari foi o presidente da comissão de elaboração da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e falou sobre as transformações do Ensino Fundamental e da Educação Infantil nas escolas brasileiras.

Em seguida, foi apresentado o “English Stars”, o sistema de ensino de inglês desenvolvido pela divisão de idiomas da SOMOS Educação com o propósito de levar às escolas o melhor do ensino de inglês. Lucia Dini Pereira explicou sobre a flexibilidade e a fácil implantação do “English Stars” nas escolas, além da importância do inglês como meio de comunicação e não somente como objeto de estudo.

O segundo dia terminou com as falas de Alex Pinheiro e Taís Valeriano sobre as novidades do Plurall e com o diretor pedagógico Paulo Moraes e a coordenadora da assessoria pedagógica Marli Scatralhe explorando as possibilidades do PDCA.

No terceiro e último dia de evento, a Convenção Anglo teve a apresentação da agência EMME, que revelou as novidades do marketing educacional e as novas campanhas publicitárias disponíveis aos mantenedores.

Ao fim, o mestre de cerimônia, o professor do Anglo Maurício Soares Filho reinvocou a magia do romancista Guimarães Rosa, na célebre frase do livro “Grande Sertão: Veredas”: “Viver é um descuido prosseguido. Mas quem é que sabe como? Viver… o senhor já sabe: viver é etcetera…”.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *