Alunos do Ensino Fundamental aprendem biologia construindo células

Estudantes do Anglo Avaré fizeram maquetes na aula de ciências

Aprender sobre as formas e funções das células pode ser uma tarefa complexa para alunos do Ensino Fundamental, mas ao colocar a “mão na massa”, o conhecimento torna-se muito mais descomplicado e consistente. Foi o que pensou a professora de ciências Claudia Garcia, do Anglo Avaré, no interior do Estado de São Paulo. Para engajar os estudantes do sétimo ano, ela desenvolveu uma atividade com o apoio da instituição que durou cerca de 15 dias.

“Após lecionar aulas sobre organelas citoplasmáticas de células eucariontes animais e vegetais, separamos a turma em grupos, em que cada um ficou responsável por reproduzir uma célula em tamanho maior, onde cada função teria de ser especificada. Os estudantes então realizaram a tarefa em casa e trouxeram para sala de aula para expor aos demais colegas” conta a professora Cláudia.

Durante a exibição, o destaque foi a criatividade dos estudantes. Para reproduzir com fidelidade as mitocôndrias, os ribossomos e até o complexo de Golgi, foram utilizados objetos do dia a dia e até alimentos. O resultado foi 100% de aproveitamento e pode ser conferido na galeria de fotos do Facebook do colégio (link aqui).

“Foi uma excelente forma de transformar o conteúdo de forma a fixar melhor na cabeça do estudante. Além disso, ainda foram desenvolvidos trabalho em grupo e responsabilidade. A união de todos fez a diferença e elevou a atividade a outro nível” finaliza Cláudia.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *