Poesia invade sala de aula em concurso de versos

Anglo Salto promove o lirismo entre estudantes com projeto “Está em minhas mãos”

Na Antiguidade, poesia era a ação de fazer qualquer coisa com excelência: um muro, um barco, uma lei, uma canção. Em sentido estrito, os antigos entendiam por poesia a habilidade de construir bem uma composição de palavras, capaz de despertar nas pessoas o sentido do belo e de elevá-las a um plano espiritual superior. Com a intenção de trazer o olhar do estudante para esse poder da palavra, o Anglo Salto, no interior de São Paulo, promoveu um concurso de poesias intitulado “Está em minhas mãos”.

“O concurso nasceu de um olhar mais sensível da área de Linguagens em promover um momento de maior contato com a linguagem literária, não só por meio da leitura, mas também das produções textuais” afirma a coordenadora Rita de Cássia Barbosa.

Participaram da ação os alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Cursos Pré-Vestibular. Primeiramente, a premiação dos vencedores foi o direito a uma semana de lanches. No entanto, o maior ganho dos estudantes foi desenvolver a capacidade de produzir de forma concreta uma arte verbal, entendendo assim o uso de figuras de linguagem, de harmonia e de construção do ritmo.

“Produzindo um lirismo inspirado nos versos de Clarice [Lispector], ou trabalhando um lado mais engajado e social, como muitos poemas de Ferreira Gullar, os alunos apresentaram o tema em contextos diversos: um amor que vai embora, um instrumento musical que tem vida nas mãos do músico e até um olhar crítico sobre o país. Não faltou criatividade. Um exemplo de que “está em nossas mãos”, como educadores, mostrar que, além de bons leitores, podemos formar jovens mais sensíveis e produtores da arte literária”, conclui Barbosa.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *