Entenda as mudanças no ranking de avaliação das escolas

SaebGoverno Federal anunciou convergências de provas em tornodo Saeb

ANA, Prova Brasil, Aneb. Abandone todas as siglas e os nomes fantasias que mais confundem do que esclarecem. A partir de 2019, todas as provas que avaliam os estudantes e a qualidade das escolas brasileiras serão reunidas sob o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A novidade foi anunciada no último mês pelo MEC (Ministério da Educação) e promoverá mudanças significativas nas provas.

Ao todo, o sistema irá avaliar seis séries diferentes: creche, pré-escola, 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Todas as provas serão aplicadas de dois em dois anos, sempre em anos ímpares. Já os resultados serão divulgados em anos pares.

A princípio, as avaliações não serão obrigatórias para as escolas particulares, mas aquelas que quiserem poderão aderir ao sistema. Para participar, as instituições deverão pagar uma taxa entre R$ 400 e R$ 4 mil, dependendo do número de alunos. O governo federal irá abrir um cadastro que poderá ser realizado pelos diretores e mantenedores no ano que vem. A data da avaliação de 2019 ainda não foi divulgada.

Conteúdo

O conteúdo cobrado nas avaliações será baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). No caso da educação infantil, não haverá prova para os alunos, mas questionários e relatórios pedagógicos respondidos pelos professores e toda a equipe escolar. Entram no cálculo da avaliação questões relacionadas a formação dos professores e infraestrutura da instituição, por exemplo.

A ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), antes aplicada no 3º ano do Ensino Fundamental deixará de existir. Os estudantes serão avaliados em Português e Matemática agora no 2º e no 5º ano. Já no 9º ano, além de Português e Matemática, a prova irá conter questões de Ciências Humanas e da Natureza, aproximando do formato aplicado no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), aplicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aos alunos de 15 anos em 70 países.

Para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que já eram avaliados pelo Saeb, a prova continua exigindo apenas Português e Matemática. A expectativa é que, com a aprovação da BNCC do Ensino Médio, a avaliação possa conter também questões de Ciências Humanas e da Natureza.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *