Carreira e profissão ganham novos contornos no século XXI

Novas tecnologias possibilitam rumos diferentes na vida profissional

Para escolher uma profissão hoje, é fundamental entender que o trabalho passa por grandes transformações. Novas tecnologias e descobertas estão interligando cada vez mais áreas que, até poucas décadas atrás, eram vistas como opostas. Devido a essa nova divisão do trabalho, surgem novas oportunidades de carreira, o que pode deixar o estudante um pouco confuso na hora da escolha.

Segundo o coordenador do Anglo Vestibulares, Madson Molina, a situação acontece com a maioria das pessoas e não é necessariamente um motivo para desespero pois a melhor forma de descobrir novas áreas de interesse é buscando novos conhecimentos.

“O mundo hoje abre um leque de opções. À medida que o aluno se insere no mercado de trabalho, descobre novos interesse dentro do campo que escolheu cursar. A partir do universo macro da profissão, o jovem pode se aprofundar em áreas específicas e desenhar a sua carreira”, diz o coordenador.

Um médico hoje, por exemplo, dependendo da área de atuação, deve ter conhecimento não só na área de ciências biológicas, mas também em tecnologia e programação. Já um jornalista, à medida que se aprofunda na profissão, precisará não só de expertise em linguagem, mas em ciências humanas e da natureza.

Nesse sentido, a graduação se torna responsável por trazer base teórica para o estudante, que poderá personalizar a sua carreira de acordo com os seus interesses dentro de determinada área. Esse aprimoramento ocorre não só no mercado de trabalho, mas também em cursos de especialização e de pós-graduação.

“O que o estudante gosta e prioriza na faculdade é o que vai ditar o rumo dele no mercado. Porém, o trabalho, assim como a sala de aula, pode ser um espaço para descobrir coisas novas. Um exemplo disso são os processos de trainee, onde o aprovado passa por várias áreas para entender a empresa e descobrir a sua melhor função dentro dela”, completa Madson.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *