Projeto cultural fortalece laços da comunidade escolar

Projeto-Cultural

Show de Talentos é um dos eventos mais esperados de Rancheria, em São Paulo

Em sua quarta edição, o Show de Talentos do Colégio Alpha, na cidade de Rancharia, em São Paulo, já se consagrou como um dos eventos mais aguardados na cidade. O projeto mobiliza estudantes, funcionários e pais, ao mesmo tempo em que abre as portas para os ex-alunos e até para jovens de outras instituições de ensino. O resultado é o fortalecimento da conexão entre a comunidade escolar e o aumento do número de matrículas.

O projeto é trabalhado durante todo o ano letivo. No primeiro bimestre, estudantes formam grupos para pesquisar sobre um tema proposto pela escola – em 2018, o assunto foi anos 1960 e 1970. A partir daí, é realizada uma imersão total. Durante meses, os jovens traçam os planos de uma apresentação que envolve música, dança ou qualquer forma de arte.

“É um projeto de protagonismo juvenil. Nós decidimos o tema, mas quem corre atrás são eles. A escola também organiza o espaço estrutural de apresentação, contrata equipes de som e iluminação, cuida da decoração. Mas o restante fica ao encargo dos estudantes, que escolhem até os mestres de cerimônia”, conta Geraldine Gomes, professora do Colégio Alpha.

Paralelamente, estudantes do Fundamental II ao Ensino Médio participam de campeonatos de tabuada e concurso de texto e desenho sobre o tema proposto. A premiação ocorre no dia das apresentações. “Alunos extremamente tímidos, por convite de colegas, acabam se envolvendo e se transformam. É perceptível o quanto o projeto nutre o amor deles pela escola. E os funcionários e professores também acabam muito envolvidos até porque é evidente como o projeto melhora o rendimento escolar e o convívio em sala de aula”, ressalta Geraldine, já anunciando o tema do Show de Talentos 2019.  “Será cinema”, completa.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *