Claretiano aplica ‘Ciclo de Melhoria da Aprendizagem’ respeitando individualidade de cada escola

 

As oito instituições de ensino adaptaram método para suas realidades locais

O maior desafio das escolas no século XXI é trazer, para dentro das salas de aula, respostas às necessidades dos estudantes – e uma das formas que a Claretiano Rede de Educação encontrou para diminuir essa lacuna foi desenvolver um sistema de melhoria próprio. Composta por oito colégios, localizados em diferentes regiões do país, a instituição leva em conta as particularidades de cada escola para criar diretrizes de gestão a partir do método já consagrado pelo Sistema Anglo.

O Ciclo de Melhoria da Aprendizagem vem ao encontro dos objetivos da rede, pois a partir da verificação da aprendizagem através da análise dos resultados das avaliações externas desenvolveremos um plano de trabalho mais elaborado, com objetivos mais claros, e poderemos estabelecer metodologias mais eficientes e potencializar as metas”, comenta Solange Cintra Bazzoli, coordenadora pedagógica da Claretiano.

O método consiste na aplicação de quatro fases para o aprimoramento constante dos processos de ensino: Planejar, Desenvolver, Checar, Agir. Com isso, as escolas passam a usar, como critério de evolução dos alunos, avaliações reais e objetivas. O Ciclo de Melhoria da Aprendizagem ainda faz com que as instituições da rede conversem mais entre si e percebam onde todos podem melhorar, para então traçar um plano de ação.

Em todo o processo, o Sistema Anglo de Ensino não apenas dá subsídios ao bom andamento de cada fase, mas possibilita que esse ciclo se mantenha constante e ativo. Os manuais dos professores, os recursos digitais, a assessoria pedagógica, dentre alguns deles, fazem parte desse ciclo e têm função fundamental no processo.

“Os colégios que compõem a Claretiano Rede de Educação caminham juntos há algum tempo. Somos parceiros, compartilhamos de um mesmo carisma, dos mesmos princípios e o que nos une é nossa missão educativa. Valorizamos e respeitamos as diferenças e isso nos fortalece”, conclui Solange.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *