Devo fazer a prova mesmo tendo me arrependido da escolha do curso?

duvida

Insegurança sobre qual carreira seguir é comum nos estudantes que prestam vestibular

Apesar de o Sisu não exigir a escolha do curso antes da realização da prova do Enem, muitas universidades pedem que o estudante cadastre a carreira desejada já no período de inscrição. Um exemplo é a Fuvest, que aplica provas específicas para determinadas áreas na segunda fase. Para o aluno que ainda não está seguro em relação à profissão a qual irá seguir, o medo de se arrepender da área escolhida antes mesmo de fazer a prova é comum. E se, nas vésperas do exame, bater o arrependimento?

Para Madson Molina, coordenador do Anglo Vestibulares, a dica é fazer a prova mesmo assim. “Para os que ainda estão indecisos, é importante ter um cardápio de cursos e faculdades que gostaria de estar. Se o estudante se arrepender e não quiser cursar mesmo sendo aprovado, a experiência de fazer a prova ajudará a prestar exames futuros”, ressalta Molina.

O coordenador ainda afirma que, ao não descartar um curso escolhido anteriormente, é possível desenhar uma carreira específica a partir do universo macro da profissão. “Geralmente, o estudante está em dúvida entre carreiras que conversam entre si, que permitem um campo de atuação similar”, completa.

Escolha da profissão

O estudante precisa considerar a pesquisa da carreira como prioridade. Conhecer as possíveis áreas de atuação, as possibilidades em cada profissão, os perfis, exigências e até mesmo saber mais sobre o mercado de trabalho trará mais segurança para decidir. “Os manuais dos candidatos são ricos de informações sobre as possibilidades de cada carreira. Além disso, falar com profissionais da área e com o coordenador do seu curso é sempre de grande ajuda”, explica Madson.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *