Corrente do Bem completa cinco anos realizando imersão de estudantes no terceiro setor

Projeto do Instituto Educacional Pentágono presta apoio a ONGs da cidade de Oliveira, em MG

O trabalho voluntário pode ser uma maneira de entrar em contato com realidades diferentes. Com a intenção de mostrar a importância da ação do terceiro setor em locais onde o Estado não consegue alcançar, o Instituto Educacional Pentágono, de Oliveira (MG), criou o projeto Corrente do Bem. Em cinco anos de existência, mais de 150 estudantes já passaram pelas creches, asilos e ONGs da cidade mineira.

Tudo começou em 2013 pelas mãos da professora de geografia e atualidades, Ana Carolina da Silva. “A ideia surgiu a partir do material do Ensino Médio do Sistema Anglo, em uma matéria que falava sobre o terceiro setor. Quando trabalhávamos em sala, os alunos questionavam porque no Brasil tinha tão pouco trabalho voluntário, não passava de 7%, e então sentiram a necessidade de desenvolver algum projeto”, conta Silva.

Quem participa da ação são os estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Eles saem da escola e vão prestar auxílio às pessoas mais vulneráveis da sociedade. As atividades envolvem desde oficinas de teatro e pintura com crianças até aulas de forró com idosos. Dentro das instituições eles também promovem arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

“A intenção é ter esse contato direto com as pessoas. Os alunos doam seu tempo, que é o mais precioso hoje em dia. Muitos dizem nos relatos que continuarão participando e pelo menos 20% hoje pertencem a ONGs”, diz Silva. O nome Corrente do Bem foi inspirado em um filme homônimo, onde o professor propõe que o aluno faça uma boa ação.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *