Licenciatura, bacharelado ou tecnológico?

Qual curso escolher

Saiba como diferenciá-los e descubra qual o melhor para você

Ao final do ensino médio, o estudante precisa lidar com uma série de escolhas, como em qual curso quer ingressar e a faculdade ideal. E mesmo que esses pontos estejam resolvidos ainda falta mais um dilema que pode confundir os jovens: qual o tipo de curso que se encaixa nos seus objetivos.

Para isso, é essencial atentar-se para a titulação do curso superior, ou seja, se o diploma recebido será de bacharel, licenciado ou tecnológico. Cada um dos formatos tem suas peculiaridades e é preciso analisar qual o melhor para você.

Confira as principais informações sobre cada uma das opções.

Bacharelado

Com duração de quatro a cinco anos, é o tipo de curso mais tradicional de graduação. O bacharelado oferece uma formação abrangente, na qual o estudante recebe uma base teórica e científica, com algumas disciplinas práticas, e, ao final do curso, pode atuar em diversos setores do mercado de trabalho.

Por ser uma formação generalista, o bacharelado também é uma boa escolha quando se sabe em qual área quer trabalhar, mas não o tipo de atividade que prefere exercer. Durante o curso, o estudante terá contato com várias delas.

O Bacharelado, portanto, permite ao aluno decidir em qual área atuar durante a formação, ou mesmo depois dela, podendo se especializar nela tanto com a experiência no mercado de trabalho como por meio de pós-graduações.

Licenciatura

Com quatro anos de duração, é o curso para formação de professores. Para dar aulas no Ensino Fundamental e Médio é preciso cursar licenciatura em um campo específico do conhecimento, como História, Geografia, Matemática, etc.

Além das matérias específicas da área, o currículo conta com disciplinas ligadas à Pedagogia e à Didática.

Diversos cursos são oferecidos tanto em grau de bacharelado como em licenciatura. O que muda é o foco das disciplinas e o tipo de diploma. Por exemplo: no bacharelado em Química o estudante é preparado para fazer pesquisas científicas e atuar nessa indústria. Já a licenciatura em Química está mais voltada para a atividade de ensinar Química.

Tecnológico­­

Este curso é o ideal para quem procura uma formação mais técnica, em nível superior, que permita inserção rápida no mercado de trabalho. O currículo tem uma carga considerável de disciplinas práticas, tendo duração de dois a três anos.

Ao contrário dos bacharelados, que oferecem formação ampla e generalista (como o curso de Administração), os tecnológicos formam o aluno para o exercício de atividades específicas (Gestão de Recursos Humanos e Gestão Hospitalar, por exemplo).

O curso de tecnólogo é ideal para quem está mais decidido sobre a área na qual pretende atuar. Por ser focado nas necessidades do mercado de trabalho, forma profissionais capacitados para atender à demanda das empresas em setores e departamentos bem específicos.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *