Escola é destaque em concurso de redação de afiliada da Rede Globo

Aluna do colégio Anglo Artur Nogueira venceu a 20ª edição do ‘EPTV na Escola’, premiação que seleciona as melhores redações de estudantes da região de Campinas/SP

Há 19 anos, a EPTV, afiliada da Rede Globo, promove o ‘EPTV na Escola’, concurso de redação entre estudantes do último ano do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual, particular, do SESI e do EJA – Educação de Jovens e Adultos. A vencedora desta última edição da região de Campinas/SP foi a aluna Stephanie Silva Rodrigues, do Anglo Artur Nogueira. Ela competiu com 49 municípios e com um total de 30.270 redações.

O tema “Minha Vocação e o Propósito de Minha Vida” foi divulgado em abril e propôs uma discussão em sala de aula sobre sonhos e carreira. Com o título ‘Caindo do Cavalo’, Stephanie falou sobre sua paixão pelo animal e sobre as competições que participa. Para o professor de português do Anglo Artur Nogueira, Paulo Munhoz, foi o tema certo para a pessoa certa. “Sempre que eu propunha alguma redação, a Stephanie acabava falando de cavalos. Ela ama cavalos e calhou do tema ser sobre carreira bem no ano em que ela poderia concorrer”, conta o educador.

Munhoz, que também é jornalista, orienta os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Anglo Artur Nogueira desde o início da participação da escola no concurso. Ele sempre reserva um momento de suas aulas para discutir o tema anual e debater com os alunos. “É um processo normal de elaboração da redação. Eu os oriento a fazer uma produção textual com coerência, coesão e tento incentivá-los a criar alguma coisa diferente, como uma ambiguidade que leve a um duplo sentido, a um humor ou a uma reflexão”.

Para a diretora do Anglo Artur Nogueira, Vivian Dutra, é importante incentivar os alunos neste tipo de concurso. “Investimos nesses projetos para prepará-los, é como se fosse um vestibular. Eu acho que tem tudo a ver com a metodologia do Sistema Anglo, o aluno precisa saber escrever e isso os incentiva e os deixa interessados em estudar e fazer seu melhor.” A escola acaba de inaugurar um corredor com placas de nomes de todos os 10 alunos que ficaram no top 10 ou em primeiro lugar no ‘EPTV na Escola’.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *