Como os pais podem aproveitar as férias escolares de seus filhos?

Com o final do ano se aproximando, entenda a importância desse período de recesso na rotina das crianças

Dezembro não marca apenas o encerramento do ano como também o início das férias escolares. Esse período estabelece a ideia de dever cumprido para a criança. Para Bárbara de Souza, psicóloga do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico do Anglo Vestibulares), o recesso traz essa espécie de ritual de passagem de uma série para a outra, uma vez que o ano escolar acaba.

“É a possibilidade de a criança sair dessa rotina intensa de estudo e de poder ter outras vivências sem a preocupação da avaliação, da tarefa. É um momento lúdico e criativo importante em que ela pode construir outras coisas de forma um pouco mais livre, sem o recorte da escolarização”, explica.

Segundo Souza, é essencial que os pais estimulem os filhos nessa época para que eles possam expandir as formas de se relacionar com as pessoas e com acontecimentos da vida. Poder se relacionar de forma mais intensa e próxima com os familiares acarreta em experiências diferentes de quando ela está no regime do dia a dia escolar.

Nas férias, os pais também têm a oportunidade de reforçar os laços com seus filhos. “É um período para ser aproveitado da melhor forma possível para haver uma convivência intensa. Vira uma espécie de reaproximação porque no dia a dia é mais difícil mesmo devido a lógica de trabalho que vivemos”, reforça Souza.

Uma alternativa para fortalecer a relação é organizar viagens juntos, pequenos passeios na região de casa e atividades com a família. A ideia é tentar aproveitar e otimizar o tempo para fazer coisas que são dificultadas pela rotina do dia a dia.

Para os pais que trabalham, a dica é contar com a ajuda de outros familiares. “Se não é possível a criança estar com os pais, ou com um dos pais o tempo todo, um recurso é ficar com outros parentes. Às vezes conseguir combinar com os primos esses programas, com os tios que podem cuidar, ou mesmo com amigos próximos. A ideia é criar algo que funcione a partir das possibilidades de cada um, desde atividades em casa ou passeios próximos”, finaliza.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *