Comunidade escolar promove campanha de doação de sangue há 13 anos

A Escola e Colégio Construindo, de Brotas/SP, realiza anualmente ação em prol do Hemonúcleo de Jaú

Em 2018, a Escola e Colégio Construindo, de Brotas/SP, conseguiu um feito inédito: em apenas duas horas, coletou 100 bolsas de sangue. A conquista foi resultado da campanha anual promovida pela comunidade escolar em prol do Hemonúcleo de Jaú, um dos maiores da região. Desde 2005, a ação acontece tradicionalmente em uma manhã de sábado, durante o segundo semestre letivo.

A ideia para este ano era aumentar o envolvimento de todos, por isso, uma palestra de conscientização foi organizada a fim de explicar a importância da doação de sangue. A conversa foi ministrada pela médica Dra. Liana Pupo Esteves para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Além disso, as paredes da escola ganharam cartazes e painéis enfeitados com desenhos de alunos.

Para fazer a divulgação na cidade, os comerciantes locais ajudaram postando comunicados em suas redes sociais. Já os alunos do Ensino Médio foram à rádio da região para dar uma entrevista e convidar a população a participar do evento. A cidade de Brotas não conta com um Hemonúcleo, então todos os anos as doações são feitas ao Hemonúcleo de Jaú, responsável pelo atendimento de uma série de pequenas cidades.

“A resposta foi superpositiva. No dia da doação, fizemos oficinas de origami, maquiagem e dança para que mais pessoas circulassem e para estimular a comunidade escolar na conscientização sobre a importância da ação”, explica a gestora da escola, Fabiana Lenci de Souza Aguiar.

Para Fabiana, a campanha gera uma responsabilidade social. “Trabalhamos a necessidade da existência de doadores. Sempre conscientizamos nossos alunos sobre a quantidade de sangue que falta nos Hemonúcleos. Falamos tanto sobre a parte solidária quanto sobre a parte de como as bolsas de sangue as vezes são aproveitadas para mais de uma pessoa”, finaliza.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

One comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *