Segunda fase dos vestibulares: preparação requer foco e estratégia

Nesta reta final, é importante manter a concentração em meio às festas de fim de ano

Muito estudo, dedicação, esforço e concentração. A soma desses fatores desencadeou a tão sonhada aprovação na primeira fase de um ou mais vestibulares. Agora, chegou a hora de respirar fundo e encarar mais um desafio para alcançar uma vaga no curso de seu interesse: a prova da segunda fase.

No intervalo entre essas duas etapas, o rendimento não deve cair. E algumas estratégias são muito valiosas para aproveitar bem o tempo e não perder o foco justamente no final desse ciclo.

Dúvidas podem surgir pelo caminho, como: focar no que não foi muito bem absorvido ou dar mais atenção aos temas que tem facilidade?

O coordenador do Curso Anglo, César Fonseca, afirma que é preciso analisar se os temas em que tem dificuldade são realmente relevantes. “Não vale a pena investir tempo e esforço em algo com pouca chance de ser abordado pelas provas. E existem formas de analisar se o conteúdo é essencial. No “Anglo Analisa”, por exemplo, é possível ver os temas que mais caíram e, utilizando-o como base, ver se a dedicação a um conteúdo específico é necessária”. Ou seja, se a incidência é baixa, é melhor focar em outros assuntos.

“Em relação principalmente à Fuvest e à Unicamp, uma possibilidade é observar os temas cobrados na 1ª fase. O que não foi cobrado, não necessariamente irá aparecer na segunda fase, entretanto, é um forte indício de que poderá aparecer nas questões dissertativas”. Mas não se esqueça: isso não é uma regra, apenas uma referência, um pequeno direcionamento que pode guia-lo na hora dos estudos.

Apesar de as segundas fases apresentarem questões dissertativas, os testes ainda podem ser utilizados como uma ferramenta de estudo. “O estudante pode selecionar alguns testes e, na hora de responder, justificar as informações corretas e incorretas das alternativas para aproveitar o exercício, estudando para a segunda fase”, aconselha César. Para quem faz cursinho, o coordenador recomenda que o estudante continue fazendo as tarefas que são passadas pelos professores e resolva provas antigas.

E como conciliar estudo e os eventos que ocorrem no meio desse período? O estudante deve aproveitar as festas e desfrutar o tempo com a família e amigos. As comemorações dos dias 25 e 1º fazem parte e são importantes para relaxar um pouco. Entretanto, este é um ano atípico que, principalmente para as carreiras mais concorridas, merece atenção e dedicação especiais. Por isso, é essencial manter-se ligado ao objetivo.

É importante destacar também que o tempo que será dedicado ao descanso varia de estudante para estudante. “Alguns alunos se sentem mal por não estudarem e acabam ficando ainda mais estressados”, ressalta César. Logo, tente alcançar um meio termo. Descanse para manter o rendimento, mas não deixe os estudos de lado.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *