Escola cria empresa de química jr. para transformar óleo em sabão

Alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio do colégio Anglo de Boituva coletaram cerca de 100 litros de óleo. Estima-se que 100 milhões de litros de água deixaram de ser contaminados

Utilizado por praticamente todas as famílias brasileiras, o óleo pode até ajudar na cozinha, mas quando se trata do meio ambiente, a substância é vilã. Um litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água. Só aqui no Brasil, estima-se que o descarte inadequado do produto chega a atingir cerca de 700 milhões de litros ao ano, isso representa grande potencial de contaminação dos recursos hídricos, de impacto sobre o meio ambiente e de gastos na manutenção da rede de esgoto e de água.

Pensando em difundir mais informações sobre os impactos do óleo na natureza, o colégio Anglo de Boituva, de Boituva/SP, criou uma campanha para recolher o produto na comunidade e transformá-lo em sabão ecológico. Os alunos do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio se uniram para formar uma empresa de química jr e, ao todo, quase 100 litros de óleo foram coletados. Estima-se que 100 milhões de litros de água deixaram de ser contaminados.

Dentre os objetivos e atividades desenvolvidas, os alunos estudaram o impacto do manejo do óleo, produziram protocolos, aprenderam sobre a técnica e as substâncias, conheceram as moléculas e reações químicas correspondentes, produziram relatórios, elaboraram embalagens, fizeram um estudo sobre os custos e valores para a venda do produto e analisaram a qualidade do sabão ecológico obtido.

O projeto trouxe benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade local, já que cada aluno buscou o óleo e discutiu o impacto de seu descarte com sua família. Alguns grupos também recolheram a matéria-prima em restaurantes e em lanchonetes. Além dos resultados positivos para a natureza, ao fim das atividades, os doadores também ganharam o sabão ecológico produzido pelos próprios estudantes.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *