Simulação de eleições proporciona experiência política a alunos do Ensino Fundamental

O Colégio Seletivo, de Tupã/SP, promoveu o projeto ‘Voto Legal’ que contou com a criação de partidos políticos e propostas de campanhas dos estudantes

Em ano de eleições, o debate sobre a importância do voto se torna mais evidente. Pensando nesse contexto político, o Colégio Seletivo, de Tupã/SP, proporcionou uma simulação eleitoral para seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no ano passado, a fim de explicar o voto direto e o funcionamento das práticas eleitorais. O projeto foi batizado de ‘Voto Legal’.

Orientados pelas professoras Eliane Arilho Trevizan Porto e Nádja Michele Prudente Tenório, os estudantes iniciaram as atividades com uma reflexão sobre as implicações do voto aberto na dinâmica eleitoral, pensando em suas consequências sociais e políticas. Depois de exercerem maior contato com as notícias e com as práticas, os alunos foram divididos em pequenos partidos políticos.

Cada grupo elegeu um candidato à Presidência dentro do seu partido e ficou responsável por criar nome, logo, slogan e propostas de campanha. Os alunos precisaram explicar quem era o político e o que ele pretendia fazer (com sugestões e medidas a serem tomadas para minimizar problemas sociais e econômicos do país). Para formular os planos de governo, os partidos fizeram um levantamento dos desafios existentes no Brasil.

Após a etapa da campanha e de elaboração de cartazes, um debate entre os candidatos foi promovido. Os estudantes expuseram suas posições e suas ideias aos outros alunos, detalhando as prioridades do seu governo, como saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura. A ideia é incentivar cada aluno a participar da política de forma ativa e mostrar a importância de bons governantes para qualquer país.

Os estudantes eleitores precisaram observar de forma crítica as promessas dos candidatos, verificando se realmente existia possibilidade de cumpri-las. Para efetivar as eleições, títulos de eleitor e células de voto foram produzidos. Depois da simulação da eleição e apuração dos votos, uma cerimônia de posse dos candidatos eleitos contou com a presença da comunidade escolar e de autoridades políticas do município.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *