Escola promove vivência entre alunos e jovens em condições de vulnerabilidade social

Estudantes do Anglo Rio Preto puderam ajudar e conhecer mais sobre o Instituto As Valquírias

Para impactar a vida de uma pessoa que vive outra realidade é preciso ter empatia pelo próximo e sensibilidade para entender as necessidades alheias. Pensando nisso, o Colégio Anglo Rio Preto, de São José do Rio Preto (SP), organizou um projeto com o “Instituto As Valquírias”.

“As Valquírias” atende cerca de 350 crianças, promovendo apoio escolar, arrecadando roupas, brinquedos, e ainda proporcionando projetos educacionais e auxílio social para as famílias. O Instituto tem como missão fazer com que meninas e jovens mulheres em situação de extrema pobreza tenham uma oportunidade por meio do desenvolvimento educacional. Com isso, busca amenizar três grandes problemas da região: tráfico de drogas, trabalho infantil e prostituição.

A fundadora e presidente do Instituto, Amanda Oliveira, cresceu em uma região marcada por essas questões. Depois de ser inspirada por uma professora chamada Valquíria, passou a promover mudanças nesse mesmo bairro com sua iniciativa.

Durante todo o ano letivo, o Anglo Rio Preto incentivou a vivência entre alunos do Ensino Fundamental e do Médio, e as jovens do Instituto. O projeto envolveu tanto a doação de brinquedos quanto arrecadações que contribuíssem com projetos das Valquírias.

A primeira fase do projeto envolveu uma palestra do Instituto no colégio Anglo Rio Preto, a fim de apresentar aos alunos qual era a realidade vivida por essas mulheres. A banda das Valquírias, formada por garotas que fazem parte do Instituto, participou de eventos promovidos pela escola, como a Festa Junina e a abertura dos jogos da Copa do Mundo.

Posteriormente, o colégio promoveu ações que visavam despertar a empatia, a solidariedade e a responsabilidade social nos alunos. A quantia arrecadada nas barracas dos alunos do 9º ano, por exemplo, foi revertida em prol do Instituto. Além disso, as adolescentes da instituição participaram da organização da festa junina juntamente com os alunos do Anglo Rio Preto.

Já o foco dos jovens do Ensino Médio foi uma Campanha de arrecadação de brinquedos. Esses foram doados na festa de dia das crianças das Valquírias.

Os alunos do Fundamental I organizaram uma campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado e lacres de latas de alumínio. Com essa ação, além de realizarem doações para o Instituto, contribuíram para o meio ambiente.

A parceria continuará em 2019, com o acompanhamento e auxílio ao Instituto, por meio de um projeto elaborado pelos alunos do Ensino Fundamental II.

O colégio buscou mostrar aos alunos que a desigualdade social é uma realidade que afeta fortemente a vida de muitas crianças e adolescentes, mas que é possível contribuir e fazer a diferença com pequenas ações.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *