Rede Cruz Azul inicia ano com atividade de formação e participação destacada do Sistema Anglo

Profissionais da Rede Cruz Azul e do Anglo participam do evento de formação de professores

Evento que reuniu centenas de professores abordou temas como a BNCC e os desafios das escolas nos próximos anos

A Rede Cruz Azul, que conta com cerca de 600 professores e 12 mil alunos, reuniu docentes e coordenadores de todas as suas unidades (Campinas, Centro, Guarulhos, Itaquera, Osasco, Penha, Santo Amaro, Santo André, São Vicente e Vila Talarico) para um dia de formação desses profissionais. O evento, que é anual, aconteceu na última quarta-feira (16), no Teatro Paulo Autran, no SESC Pinheiros, em São Paulo, e teve participação destacada do Sistema Anglo de Ensino.

O coordenador de educação da instituição, Cel PM Renato Penteado Perrenoud, abriu a cerimônia em que estavam presentes o Superintendente da Cruz Azul de São Paulo Cel PM Dimitrius Fyskatoris, o diretor do Sistema Anglo Paulo Moraes, a coordenadora pedagógica Marli Ramos e a assessora pedagógica Liliana Busca.

Em sua exposição, o Cel Fyskatoris agradeceu e destacou o papel dos professores no desenvolvimento dos alunos: “O professor é o protagonista, a essência, o indivíduo central no processo de ensino e aprendizagem”.

Logo após o discurso, o professor de biologia, especialista em neurociências e diretor do AppProva (da Somos Educação), Jorge Luis Cascardo, abordou o tema da nova Base Nacional Comum Curricular: “Entendendo a BNCC para desenvolver um Currículo e um PPP de uma Escola do Século XXI”.

Em seguida, o diretor pedagógico do Curso Anglo e autor dos materiais didáticos do Sistema Anglo, Renan Miranda, se baseou no livro “Como aprendemos”, de Benedict Carey, para inspirar os educadores a adotarem estratégias que melhoram o entendimento do conteúdo pelo aluno. Um exemplo dado foi o de incentivar o estudo em ambientes diferentes – algo que ficou ainda mais tangível com a ferramenta digital do Sistema Anglo, o Plurall.

A segunda parte do encontro focou nos desafios da escola. O diretor presidente de educação básica da Kroton, e presidente da Saber/Somos Educação, Mario Ghio, destacou a importância das habilidades sociemocionais nesse processo. O ex-professor de química do Anglo, contou por meio de relatos pessoais como a comunicação e a resiliência foram primordiais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O executivo ainda conectou o papel fundamental do educador com o QE (quociente emocional): “Ele [o professor] pode ser substituído eventualmente para os itens relacionados apenas ao QI (quociente de inteligência) […] mas a minha inteligência emocional só é demonstrada e aprendida me relacionando com outros seres humanos e, se eu preciso me relacionar com outros seres humanos, chamados alunos, essa é uma missão indelegável de um ser humano chamado professor”.

Para finalizar o encontro, Laureano Bogado, sócio proprietário de colégios do Sistema Anglo em Lorena e Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, contou a sua experiência em formar professores e gestores e de cuidar da relação da escola com os pais. Ele explicou que o respeito e a postura são essenciais nessa comunicação e que o seu papel é servir às famílias.

Para o diretor pedagógico do Sistema Anglo de Ensino, Paulo Moraes, o evento serve como inspiração para as demais escolas parceiras. “Todo início de ano é propício a esse tipo de atividade, para todas as instituições de ensino. A Rede Cruz Azul é uma grande parceira do Sistema Anglo, alinhada com os nossos princípios pedagógicos, e nos honrou demais com uma ampla e importante participação em sua atividade”, conclui.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *