Colégio arrecada 250kg de ração para ONG

O projeto quis desenvolver o senso de responsabilidade e respeito dos alunos em relação aos animais domésticos

O Colégio Nossa Senhora do Rosário, de Cornélio Procópio (PR), realizou um projeto para conscientizar os seus estudantes sobre a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação. O “Somos Todos Vira-Latas” surgiu como iniciativa dos próprios professores dos segundos anos do Ensino Fundamental ao se depararem, na apostila do Sistema de Anglo de Ensino, com um tópico sobre animais domésticos.

O objetivo do projeto foi conscientizar o corpo estudantil sobre a importância de respeitar os animais e também arrecadar ração para a ONG Angelo Picone, especializada na causa. Para tanto, os estudantes confeccionaram cartazes sobre o que fazer quando encontrar um animal na rua e sobre as consequências do abandono e dos maus tratos. Além disso, fizeram panfletos informativos com desenhos.

Depois dessa primeira parte de estudo e preparação do material, os discentes passaram nas salas de aula e nos diversos departamentos da escola para levar o conhecimento aos colegas e funcionários do colégio. Os panfletos ainda foram distribuídos para os pais ao final do dia letivo. E, para as doações de ração, foram fixados painéis a fim de identificar os pontos de arrecadação no pátio da escola.

O final do processo foi marcado pela presença da ONG Angelo Picone em uma visita ao Colégio para receber as doações e conversar com as crianças sobre o trabalho que realizam. Ao todo, o Colégio Nossa Senhora do Rosário conseguiu contribuir com 250kg de ração para cachorros e gatos apoiados pela instituição.

A coordenadora pedagógica, Teresa Maria Fagundes Galindo, explicou que o projeto englobou três aspectos: a vontade das crianças em terem um animal de estimação, a responsabilidade de tomar essa ação e, por fim, mostrar que os maus tratos e o abandono devem ser combatidos. A educadora ficou satisfeita com os resultados uma vez que os alunos puderam agir de forma ativa no estudo e na aplicação desse conhecimento para a sociedade: “Vinculamos a cidadania com o aprendizado e esse é o nosso objetivo”.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *