Colégio promove inclusão por meio da música em parceria com APAE

A Fanfarra Integrada realiza ensaios semanais e apresentações pela região

O Colégio Visão, de Monte Alto/SP, em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) decidiu investir em uma forma diferente de integrar os alunos de ambas instituições: produzindo arte.

Na Fanfarra Integrada os estudantes do colégio e da APAE Monte Alto dividem as responsabilidades da banda, como os instrumentos de cada um, e as funções no corpo coreográfico. As atribuições são decididas a partir de suas aptidões. O projeto permite que a faixa etária dos integrantes da Fanfarra varie, com alunos desde os quatro anos até mais de sessenta. O grupo também conta com componentes surdos e mudos.

A banda existe há quatro anos. Faz apresentações em eventos culturais e desfiles cívicos na cidade e na região. No total, 50 membros formam os músicos e o corpo coreográfico. Os integrantes não precisam pagar para participar do projeto e, além disso, recebem todo o suporte para as apresentações, como os instrumentos e os uniformes.

Os ensaios ocorrem semanalmente quando os alunos se reúnem e buscam inovar o repertório da banda, que é extremamente diversificado. Eles tocam tanto canções clássicas quanto músicas modernas, ambas adaptadas para as apresentações.

O objetivo do projeto vai além de ensinar notas musicais ou desafios coreográficos; ele possibilita uma verdadeira inclusão por meio da música e da dança. Entre seus pontos fortes estão o desenvolvimento de diversas habilidades motoras e cognitivas diretamente atreladas às práticas artísticas mencionadas.

Além disso, os alunos desenvolvem o espírito de cooperação, já que são apresentados a diferentes realidades sociais e estabelecem novos vínculos afetivos e emocionais. Praticando uma ação cidadã, puderam aprender na prática que cada indivíduo possui suas individualidades e potencialidades as quais devem ser estimuladas e incentivadas.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *