Escola faz atividade interdisciplinar com transformação de óleo em sabão

Os estudantes aprenderam a importância da ação para o meio ambiente além de aplicar conceitos de matemática no momento do preparo

A Escola Primeiro Passo, Rio Branco (AC), se deparou com informações sobre os malefícios do descarte incorreto de óleo ao trabalhar o material do Sistema Anglo de Ensino. Os alunos mergulharam no tema e se animaram em colocar a mão na massa para transformar o resíduo em sabão.

Os estudantes começaram a fazer pesquisas sobre o tema e houve trocas com os docentes sobre as informações obtidas. Aconteceu até mesmo uma reunião de alunos e professores na hora do intervalo para falar sobre o projeto. Os discentes se organizaram também para arrecadar óleo que tinham em casa, além de contar com a contribuição de familiares, amigos e colegas.

Em seguida, a coordenadora do Fundamental II, Christiane Maldonato, marcou três sábados consecutivos para executar as receitas de sabão com os alunos do 6º e 7º ano em sua casa. Os estudantes – equipados de luvas, máscaras, tocas e sapatos fechados – foram divididos em grupos e acompanhados por professores de diversas matérias.

Os docentes conferiram se as medidas estavam certas, explicavam por que uma receita não saiu como o planejado etc. As matérias de humanas também foram contempladas no estudo da história do sabão.

Maldonato conta que os ganhos foram além do conhecimento e se mostraram na interação entre os colegas. Os alunos desenvolveram o trabalho em equipe e o companheirismo. A atividade integrou extrovertidos, introvertidos e autistas. A educadora relata que a atividade emocionou às famílias: “Os pais saíam da minha casa chorando. […] Eles me ligam e me agradecem, pois identificaram a mudança [em seus filhos]; houve aprendizado”.

O trabalho contribuiu para a preservação do meio ambiente com a arrecadação de 100 litros de óleo; envolveu 12 professores, 78 alunos e ajudou crianças carentes com a doação do sabão produzido.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *