Colégio promove a cidadania por meio de ações sociais e ambientais

Por meio do projeto We Can Change the World, alunos da Escola Bilíngue Semear tiveram a oportunidade de fazer a diferença na vida de idosos, crianças carentes e para o meio ambiente

A possibilidade de impactar o mundo com ações sociais foi o fio condutor do projeto We Can Change the World (Nós Podemos Mudar o Mundo, em tradução livre) da Escola Bilíngue Semear, de Itapema/SC. Diversas instituições de caridade regionais e internacionais foram beneficiadas – além da iniciativa de preservação da natureza.

O objetivo foi conscientizar, sensibilizar e alertar os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I sobre os problemas e as necessidades socioeconômicas e socioemocionais que o mundo enfrenta atualmente.

Uma das primeiras ações da escola foi a criação de um coral beneficente. O Semear Choir se apresentou nas ruas do munícipio de Itapema para a arrecadação de fundos para a Fundação Internacional Playing for Change. A organização é global, sem fins lucrativos e oferece aulas gratuitas de dança, instrumentos, teoria musical e idiomas para jovens e também ajuda a atender às necessidades da comunidade. O programa já favoreceu mais de 15.000 pessoas. Posteriormente, foi realizado o Festival de Música Beneficente aberto à comunidade com apresentações dos alunos e presença de músicos locais para arrecadar fundos para a mesma instituição.

O projeto prosseguiu com o apoio de alunos e seus parentes. Uma das iniciativas beneficiou refugiados venezuelanos. A Escola ofertou emprego a uma das famílias e os estudantes arrecadaram roupas, alimentos e brinquedos, além de promoverem uma confraternização com o grupo em um piquenique.

Em outra atividade, idosos também foram contemplados. O Residencial Geriátrico Itapema Senior, condomínio especializado no cuidado de idosos e pessoas com necessidades de atenção permanente, recebeu uma visita dos alunos. No encontro, eles conversaram com o grupo, cantaram e levaram itens para doação.

O grupo da Escola Bilíngue Semear realizou também um café para as crianças da Casa de Caridade Madre Teresa de Calcutá e doaram brinquedos. A instituição iniciou seu projeto em 2009 e atende mais de 120 crianças, entre 04 a 12 anos de idade, que estão em estado de vulnerabilidade social.

Além disso, os discentes do Anglo deixaram a sua marca na Associação Semeadores do Amor (ASEA), que atende cerca de 160 crianças e adolescentes. Lá, os alunos e familiares arrecadaram materiais descartáveis, de higiene e limpeza e proporcionaram uma tarde de brincadeiras às crianças.

Em uma outra oportunidade, os voluntários receberam as crianças da APAE (Associação de pais e amigos dos excepcionais) de Porto Belo para um café e para brincadeiras – conforme a necessidade especial de cada criança.

Por fim, em uma Ação em prol do meio ambiente, alunos e famílias fizeram uma caminhada pela Meia Praia em Itapema, recolhendo resíduos, como embalagens de sorvetes, garrafas Pet, sacolas plásticas, bitucas de cigarros, etc.

O projeto estimulou a prática da cidadania, tornando os envolvidos atentos aos seus direitos e deveres sociais.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *