Atividade extracurricular incentiva alunos a pensarem em soluções para desafios da humanidade

Anglo-Jataí

O intuito foi despertar o lado humano dos estudantes

O colégio Anglo Jataí, de Jataí/GO, incentiva seus alunos a trabalharem em busca não apenas do sucesso acadêmico como também da realização pessoal e social. Um dos recursos que a escola adotou para ajudá-los a desenvolver essas habilidades foi a criação do projeto ‘Os grandes desafios da humanidade’.

A atividade consistiu em despertar o lado humano de cada um dos estudantes por meio de dinâmicas que solidificam a preocupação com o outro e com o meio ambiente. As turmas se dividiram a partir da reflexão sobre quais são os grandes desafios da humanidade. Cada sala pesquisou um tópico relacionado à temática principal e produziu trabalhos e resultados sobre os dados encontrados.

Uma das justificativas para a execução do projeto são as estimativas da ONU que apontam previsões de 9 bilhões de habitantes no mundo em 2050. Dentro desse número, estima-se que mais de 70% dessas pessoas viverá em área urbana.

Pensando nisso, o colégio decidiu abrir o diálogo para entender de que forma as cidades irão enfrentar desafios como sustentabilidade, mobilidade, água, alimentação, descarte de lixo e a sociabilidade. Outro aspecto trabalhado em sala de aula foi a compreensão da importância da diversidade, parte fundamental para o desenvolvimento humano.

Depois de pesquisas sobre cada um dos temas, a escola organizou apresentações artísticas e culturais para serem exibidas para toda comunidade escolar. E, para complementar a dinâmica, o colégio estipulou como atividade prática uma doação de alimentos não perecíveis que foram enviados às famílias carentes da cidade.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *