Literatura é explorada em evento cultural de escola

Alunos do colégio Monteiro Anglo, de Piedade (SP), apresentaram trabalhos a partir da leitura de obras nacionais e internacionais

‘Uma viagem pelo mundo da literatura’ foi o tema proposto aos alunos do colégio Monteiro Anglo, para a Expoconhecimento 2018, feira cultural organizada pelo Ensino Fundamental II da escola de Piedade (SP). Cada turma se dedicou à leitura de um livro paradidático para desenvolver trabalhos relacionados com os temas centrais das obras. As atividades foram apresentadas a toda comunidade escolar.

Nathália Carvalho Lopes, professora de Português e coordenadora da Expoconhecimento explicou a ideia de envolver os estudantes na literatura. “No 2º bimestre, os alunos fizeram trabalhos após lerem livros escolhidos de acordo com a faixa etária e com o conteúdo trabalhado em cada série. A partir disso, o projeto foi ampliado e começamos a elaborar a Expo”, conta.

Os visitantes puderam conferir de perto um pouco mais sobre as obras selecionadas. Ao 6º ano do Ensino Fundamental II coube a tarefa de abordar a importância da água para o Planeta Terra. Com base na leitura do livro ‘O Senhor da Água’, de Rosana Bond, os alunos elaboraram apresentações sobre a relação dos seres humanos com os recursos hídricos e mostraram maneiras de evitar o desperdício.

Com foco maior no cenário nacional, o livro ‘O vampiro que descobriu o Brasil’, de Ivan Jaf, foi o escolhido para a turma do 7º ano. A obra fala sobre pontos importantes da história do país, que vão desde o descobrimento até os dias atuais. “Na Expo, eles representaram aspectos políticos, econômicos, históricos e geográficos contidos no livro”, relembra o professor de geografia Paulo Victor Godinho da Silva. Como complemento do trabalho, os convidados receberam mudas de árvores nativas ao final da apresentação, uma cortesia da Prefeitura de Piedade.

Os estudantes do 8º ano trabalharam com assuntos relacionados à saúde a partir da leitura do livro ‘Depois daquela viagem’, de Valéria Piassa Polizzi. A obra é uma autobiografia e conta sobre a história da autora que aos 16 anos contraiu o vírus HIV. A apresentação abordou o que é AIDS, como a doença surgiu e explicou métodos preventivos. O feminicídio também foi tema do trabalho. “Despertou nos alunos a ideia de responsabilidade com a própria saúde”, contam os professores Júlio César Benites, de Física e Química e Marco Antônio Salvador, de Biologia.

Por último, o 9º ano se envolveu com a história de um garoto de 10 anos que viveu durante o Holocausto até o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945. A turma elaborou uma peça baseada no livro ‘Prisioneiro B-3087’, de Alan Gratz. Segundo os professores Paulo Filipe Gregolin, de História e Bruno Dugois, de Arte, os estudantes foram responsáveis por todo figurino, sonoplastia e iluminação.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *