Em uma série de práticas voluntárias, colégio incentiva atitude cidadã de alunos

Projeto Despertar, da Escola Pestalozzi, beneficiou diversos grupos e instituições

A partir de temas trabalhados nas aulas de Ética e Geografia, o Grupo Despertar, formado por alunos do Ensino Médio, da Escola Pestalozzi, de Franca/SP, realizaram ações voluntárias em prol de diversas causas. O objetivo do projeto foi “despertar” e conscientizar os estudantes para uma boa prática cidadã. Considerando que a sociedade atual carece de recursos materiais e humanos, os estudantes puderam se tornar protagonistas na mudança desse cenário.

O Grupo, fundado em 2011, desenvolve valores e habilidades socioemocionais como respeito, empatia, responsabilidade, empreendedorismo, autonomia e criatividade, impactando de maneira efetiva as instituições mais necessitadas.

Cerca de 80 alunos participaram de cada iniciativa previamente combinada, pois os lugares visitados demandavam  ações específicas. Quando necessário, um profissional do segmento escolhido capacitou os alunos e dividiu as funções e responsabilidades que seriam colocadas em prática.

Uma das etapas do projeto ocorreu em lares de idosos, onde foram realizadas oficinas de dança, música e jogos. A interação entre os jovens e os idosos trouxe enormes benefícios: registros apontam que, na semana seguinte ao encontro, houve uma diminuição no uso de medicamentos e de consultas médicas.

Também ocorreram visitas a escolas e creches, em que foram apresentadas oficinas de fantoches, pintura facial, teatro, brincadeiras, música e dança. Além disso, houve a entrega de brinquedos arrecadados em campanhas para creches de cidades vizinhas (Restinga e São José da Bela Vista).

Na ação “Despertar na praça”, os alunos fizeram uma mobilização social na praça central da cidade. O projeto contou com entrega de flores e mensagens, abraço grátis, alongamento, massagem, poesia, jogos e apresentações musicais.

Diversas outras ações foram organizadas, como a monitoria em gincanas filantrópicas de cunho ambiental, participação na Festa de San Gennaro/Apae e Feira da Fraternidade em auxílio às barracas do evento e recepção interativa nos eventos da escola.

No projeto como um todo, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar suas visões de mundo e ajudar outras pessoas ao se engajar em ações que fizeram a diferença na sociedade.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *