Escola organiza feira de ciências e promove a visita de aproximadamente 600 alunos da rede pública ao evento

Entre visitantes, educadores, alunos e funcionários, ao todo, cerca de 1400 pessoas compareceram à feira nos dois dias do evento

A cada ano, o Colégio Excelência de Bocaiuva (MG) organiza a feira de ciências, arte e cultura EXPOEX com um tema abrangente e que contribui para a comunidade. No ano passado, o foco foi a água: “H20, a molécula da vida”. A coordenadora pedagógica, Jordânia Pimenta, explicou que na região às vezes falta água, assim tanto estudantes quanto os visitantes podem se beneficiar do estudo.

O evento acontece normalmente em outubro, em dois dias – quinta e sexta. Os alunos se organizam durante todo o ano a fim de planejar e montar os seus projetos. Estes serão expostos e apresentados pelos próprios estudantes nos dias da feira. Para que tudo siga de forma mais organizada, cada turma é dividida em dois grupos e cada grupo é acompanhado por um professor.

O evento é aberto para visitantes de fora da escola e, inclusive, o Colégio disponibilizou ônibus para que estudantes de seis escolas públicas estaduais pudessem ir à feira. A integração entre os alunos do colégio e os discentes de fora foi muito proveitosa. A coordenadora conta que um dos visitantes disse ao jovem que apresentava um projeto: “quando crescer, quero ser igual você”. Cerca de 600 alunos compareceram para aprender com o evento.

O Colégio promove ainda um concurso entre os trabalhos e convida autoridades de fora da escola, como o superintendente de educação e o ex-secretário de cultura, para avaliar o conteúdo produzido pelos alunos. O projeto vencedor do ano passado tinha como tema os biomas do Brasil. O grupo emprestou bichos empalhados da polícia ambiental, expôs alimentos típicos do cerrado e também produziu gráficos usando bexigas com água.

Os projetos contam com grande envolvimento dos estudantes. Houve produção de maquetes e cenários para ambientar e cativar os visitantes. Jordânia conta sobre o impacto do projeto nos jovens: “A gente percebe que o aprendizado do aluno não acontece só no dia a dia [da sala de aula], mas na prática”. A coordenadora ainda complementa que os discentes desenvolvem o senso de equipe, a liderança e absorvem o conhecimento por meio do lúdico.

O EXPOEX envolveu cerca de 400 pessoas incluindo alunos, professores, pais e funcionários da escola e mais 1000 visitantes.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *