Escolas parceiras Anglo incentivam uso do Plurall com premiação de bottons

O foco das instituições foi o engajamento dos alunos na plataforma

O Plurall é uma plataforma online de estudos que fornece o material pedagógico de maneira interativa. Seus exercícios influenciam positivamente no desempenho estudantil. Pensando nisso, as escolas Espaço Livre, Anglo Cerquilho e Anglo Viçosa elaboraram ações com bottons coloridos para premiarem os alunos mais ativos na ferramenta.

No último ano, as três escolas parceiras do Sistema Anglo de Ensino decidiram engajar seus alunos no Plurall por meio de bonificações. Cada instituição escolheu sua estratégia para incentivar os estudantes no uso da plataforma e os resultados foram um sucesso. Saiba mais:

Escola Espaço Livre

A unidade de Monte Azul Paulista (SP) da escola Espaço Livre elaborou três ações para envolver seus alunos. A primeira foi convidar o técnico de informática da escola para orientá-los no acesso e tirar dúvidas sobre a ferramenta. A segunda ação consistiu na divulgação das datas em que as listas de exercícios estariam disponíveis. Nessa etapa, os professores foram incentivados a disponibilizar tempo em suas aulas para ajudar a resolver possíveis dificuldades dos alunos.

A coordenadora e diretora do colégio, Renata Dias Bastos, acompanhava o desempenho de cada estudante diariamente e percebeu uma relação: os discentes que estavam indo bem em provas e simulados eram os mais engajados na plataforma. “É um ganho positivo e ajudou muito. Muitas vezes eles não sabem como estudar e acabam só lendo o conteúdo.  Os exercícios do Plurall estão alinhados com o material e a plataforma ajuda a testar o conhecimento”, explica.

Como terceira etapa da atividade, a diretora decidiu premiar com bottons coloridos os alunos mais envolvidos na ferramenta. Bastos checava os relatórios do Plurall a cada 10 dias e entregava a recompensa aos alunos que fizessem mais exercícios e tivessem maior engajamento. Ao todo foram entregues quase 300 bottons. “É um trabalho de conscientização diário. Temos que sempre motivá-los”, conclui a diretora.

Anglo Viçosa

No Colégio Anglo Viçosa, em Viçosa (MG), o Plurall foi implantado em março de 2018. Marcela Mazzini, da coordenação pedagógica do colégio, foi a responsável pelo cadastro de alunos, de professores, de responsáveis e também realizou palestras explicativas sobre a plataforma. Para incentivar os alunos a usarem a plataforma, foi criada a “Disputa dos bottons”. Todo mês, os três alunos de cada ano que tivessem realizado o maior número de exercícios eram premiados com os itens.

Com as turmas do Ensino Médio, as estratégias foram diferentes: as atividades realizadas no Plurall valiam pontos. A cada aula dada o professor pedia que os alunos realizassem uma atividade na plataforma e verificava os acessos dos jovens por meio de relatórios.

Posteriormente, para que a escola conseguisse um engajamento ainda maior dos estudantes, foi realizado um desafio interno. Nele, as turmas do Fundamental disputaram entre si, e as do Médio também entre si. Aquela que realizasse mais atividades ganharia dois pontos em cada matéria e uma rodada de pizza. Esse desafio durou dois meses. Os alunos chegaram a criar grupos no WhatsApp para incentivarem uns aos outros.

Ao final, a escola conseguiu fazer com que todos os alunos estivessem extremamente ativos na plataforma e realizando diversas atividades.

Anglo Cerquilho

No início do projeto no Anglo Cerquilho, em Cerquilho (SP), os alunos eram orientados a resolver listas de tarefas na plataforma. Além disso, mensalmente, eles realizavam uma prova com 90 questões retiradas do Plurall, os simulados de tarefa. O exame comtemplava todas as disciplinas, que eram avaliadas de 0 a 10.

Visando aumentar ainda mais o envolvimento dos jovens com a plataforma, a escola resolveu então premiar alguns alunos com bottons. Para isso, a coordenadora Fabiana Camargo avaliava tanto a pontuação nos exames mensais quanto o engajamento na plataforma. Apenas os estudantes de cada turma que se destacassem nos dois setores seriam premiados. “Não adiantava ser um excelente aluno e ter um ótimo desempenho se tivesse feito poucos exercícios”, explica a coordenadora.

Em um primeiro momento, eles não sabiam que existiria uma recompensa, apenas eram orientados a fazerem os exercícios da plataforma. A surpresa veio no dia da premiação, em que toda a comunidade escolar foi reunida na quadra para prestigiar os destaques do trimestre. Além dos bottons, os alunos também receberam bombons. As provas eram mensais, mas as premiações ocorreram trimestralmente.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *