Congresso Nacional de Educação Infantil e Fundamental I reúne escolas parceiras do Sistema Anglo em São Paulo

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Evento realizado no último sábado discutiu temas relacionados à Base Nacional Comum Curricular, desenvolvimento das habilidades socioemocionais e alfabetização

No último sábado, 27, o Sistema Anglo de Ensino reuniu escolas parceiras no Hotel Transamerica, em São Paulo, para o Congresso Nacional de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.  O objetivo do evento foi promover a formação, interação e discussão de temas ligados à educação e ao material do Sistema. Assuntos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), habilidades socioemocionais e alfabetização foram alguns dos destaques abordados no encontro.

A BNCC foi um dos pontos mais relevantes a ser discutido, pois mesmo o material do Sistema Anglo já contendo a maior parte das diretrizes e estando em processo final de atualização, a preocupação com as mudanças que podem afetar a rotina escolar ainda aflige alguns profissionais da área. “Diversas escolas têm participado efetivamente dos eventos organizados pelo Anglo e, além de outros temas, nós temos abordado, quase que de forma insistente, a BNCC e o nosso material”, afirma Fernanda Braga, assessora pedagógica do Sistema Anglo.

Com as recentes mudanças do contexto educacional, manter uma comunicação próxima dos gestores e educadores da rede é um dos principais fatores que contribui para o aprimoramento e sucesso de uma instituição de ensino, segundo a assessora. “Acredito que essa troca é o elemento capaz de assegurar que os profissionais se sintam mais motivados e se tornem mais engajados, garantindo que o processo de aprendizagem dos educandos seja mais assertivo e permitindo, consequentemente, que a escola alcance seus objetivos”, ressalta. “Nós podemos perceber que ao participar das palestras os educadores saem mais motivados”, conclui Fernanda.

O educador Eduardo da Costa, do Colégio Vinícius de Moraes, em São Paulo, diz que a equipe da escola está mais tranquila com relação à BNCC após terem participado do Congresso. “Essa troca de conhecimento é extremamente importante, ainda mais nessa área da educação que muda o tempo todo. Nós conseguimos ficar mais tranquilos com relação à Base, estamos estudando muito sobre o assunto para dar um suporte legal aos professores”, afirma.

E é dar esse suporte sobre os contextos educacionais um dos motivos para a concretização do Congresso. A Maria Luiza Castelo Branco, coordenadora pedagógica do Anglo Itapetininga, sentiu essa diferença na reflexão do educador sobre as novas práticas pedagógicas. “Essas discussões fazem os professores refletirem sobre as práticas em sala de aula, sobre o material pedagógico que dá suporte à essas práticas e sobre o novo documento. Acredito que a BNCC é mais um auxiliar, mas nós já temos no material do Anglo um grande suporte. Nós só temos que agradecer ao Sistema por essa oportunidade de estarmos aqui, conhecendo outros projetos e outras escolas, pois estamos todos engajados na educação e na formação integral das nossas crianças”, diz a coordenadora.

A professora de inglês do Anglo de Itu, Marina Ribeiro, considera importante essa constante atualização da formação dos educadores. “O evento foi muito produtivo e esclarecedor. O Sistema Anglo busca sempre atualizar os professores e dar esse suporte para o nosso aprimoramento”, afirma.

Para Daisy Maria de Sousa, professora de matemática no Colégio São Vicente de Paulo, é necessário conhecer todas as novidades da educação para que elas sejam inseridas em sala de aula. “O encontro foi muito interessante e as palestras foram muito boas”, diz Deisi. A educadora ainda afirma sentir o apoio do Sistema na trajetória da formação dos professores e no sucesso da escola. “É muito bacana conhecer todo o trabalho da equipe do Anglo e que está fortalecendo bastante a nossa caminhada. O Anglo está acertando, e o Congresso nos proporcionou muito aprendizado”, conclui.

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