Convenção Nacional 2019 do Sistema Anglo reúne escolas parceiras em Campinas

Evento contou com mais de 850 educadores trocando experiências e se atualizando sobre o contexto de educação e as novidades do Sistema

A educação é um setor que requer constante movimento para se adaptar às demandas das crianças e adolescentes do século XXI. Com o aumento do protagonismo do aluno e o crescimento das tecnologias, as escolas precisam reconhecer a importância de compartilhar as atualizações que impactam sua rotina. Dessa forma, para reunir parceiros em rede em um mesmo espaço para discutir sobre essas mudanças e promover uma troca de experiências, o Sistema Anglo de Ensino realizou a Convenção Nacional 2019.

A edição aconteceu na cidade de Campinas, São Paulo, entre os dias 26 e 28 de maio, e teve como homenageado o físico Stephen Hawking. O tema “Tempo” foi o centro da discussão ao incentivar os participantes a refletirem sobre o passado para caminhar rumo ao futuro.

Nilza Popic, assessora pedagógica do Sistema Anglo, afirma que é importante entender como era a educação antigamente e o porquê das mudanças atuais com as novas normas e a BNCC. “Há uma dificuldade de enxergar a necessidade de se atualizar em alguns contextos, mas nós precisamos nos adaptar e encontrar formas modernas de inserir nossos alunos na sociedade, por isso, eventos como esse são tão importantes para a formação continuada das escolas e educadores”, diz.

Foram cerca de 850 gestores e professores reunidos, assistindo palestras de especialistas como: o historiador e professor Leandro Karnal; o presidente de Educação Básica da Kroton, Mário Ghio; do diretor pedagógico do Sistema Anglo, Paulo Moraes, entre outros. A programação do encontro também contou com mesa redonda discutindo a reforma do Ensino Médio, com a participação especial da educadora Guiomar Nano de Mello e representantes do Anglo Sorocaba e do Colégio Guilherme de Almeida, em Guarulhos, que mostraram formas diferentes de inovar no Ensino Médio.

“Eu fiquei muito orgulhosa com o convite para apresentar nosso projeto. A apresentação trouxe um retorno para a instituição, as pessoas de outras escolas me abordaram mais que o normal para saber mais sobre a ação”, afirmou Carol Lyra, coordenadora pedagógica do Anglo Sorocaba.

Carol ressalta ainda a relevância de estar em rede com tantas instituições parceiras compartilhando experiências. “Eu sempre gosto muito da Convenção Nacional do Anglo, pois o forte de quem planeja e executa o evento é o acolhimento. A coisa mais legal é o networking; quando se está com outras escolas, temos a oportunidade de conversar e conhecer a forma de trabalho de cada uma e compartilhar um pouco do nosso trabalho. ”

Aldo e Cirela Rodrigues, sócios-diretores do Colégio Santiago, em Betim, Minas Gerais, concordam com a importância da aproximação da rede e veem a Convenção como uma oportunidade. “Com as tecnologias que mudam de segundo em segundo, a educação precisa aderir à essa tendência. É uma oportunidade de nos adaptarmos ao processo de atualização, de conhecer as reformas e entender como podemos conseguir se adaptar”, diz Aldo. Já Cirela ainda ressalta o tema central do encontro: “Refleti sobre o tempo de mudança, de renovações, transformações, e o educador jamais deve desistir do tempo. Nós devemos aproveitar as oportunidades e o Sistema excelente que nós temos”, conclui.

A assessora pedagógica Nilza Popic diz que a Convenção Nacional é hora para ouvir as necessidades das escolas, aproximar a rede e promover a disseminação da metodologia do Sistema, que vai além dos conteúdos das apostilas. “Nós precisamos mostrar os cases de sucesso como exemplo e entender a necessidade pedagógica na construção de novos recursos. É um momento de confraternização e de vivenciar o que é ser Anglo”.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *