Festa Junina Sustentável conscientiza comunidade escolar em São Bernardo do Campo

Centro Educacional Taboão trabalhou com os 17 objetivos sustentáveis da ONU e ainda arrecadou recursos para duas ONGs da região

Conscientizar as pessoas sobre as consequências da poluição e a importância da rotina sustentável exige dedicação e criatividade. Aproveitar os momentos festivos de engajamento da comunidade escolar é uma das formas de tornar esse trabalho efetivo. Foi assim que o Centro Educacional Taboão, em São Bernardo do Campo, SP, conseguiu reunir cerca de 1200 pessoas na Festa Junina Sustentável 2019.

O evento temático, realizado desde 2018, foi aprofundado este ano nos 17 objetivos sustentáveis da ONU, utilizando materiais recicláveis e atividades de conscientização sobre o meio ambiente. A tradicional brincadeira de pescaria, por exemplo, foi substituída pela pesca de lixo, onde os visitantes puderam retirar da piscina itens como garrafas pets e sacolas plásticas. Além das atividades, as comidas vendidas foram feitas pelos vizinhos e familiares dos alunos e parte do dinheiro arrecadado foi doado para duas instituições sem fins lucrativos, uma delas criada pela escola em 2005, a Fundação Coração e Ação.

“Desde a criação da nossa associação nós trabalhamos o tema da sustentabilidade e do senso de comunidade, ajudando catadores de rua, auxiliando mulheres com venda de artesanatos, coletando materiais recicláveis e conscientizando a comunidade”, afirma Tania Soterrone, diretora pedagógica do Centro Educacional Taboão.

Segundo a educadora, todos os alunos da escola, do Infantil ao Ensino Médio, participam da iniciativa, mas os responsáveis pela organização dos projetos que envolvem essa conscientização são os formandos do Ensino Médio. “Desde o início do ano a escola vem fazendo atividades voltadas ao tema. Das oficinas para os pais e pesquisas escolares dos alunos, até as aulas makers e de empreendedorismo englobam o assunto propondo os desafios e as soluções da Agenda 2030 da ONU”, diz.

A Festa Junina Sustentável é um dos eventos que a escola realiza anualmente para trabalhar a sustentabilidade e que tem um grande engajamento de pais, alunos e professores. “É um dos momentos em que nós fazemos o discurso virar realidade”, conclui Tania.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

2 comments

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *