Aluno do Anglo Londrinense conquista colocação na Olimpíada Internacional de Biologia

Matriculado no 3º ano do Ensino Médio do Colégio Londrinense, Jaziel Barros é medalhista nacional de Biologia e Química

A participação de alunos do Ensino Médio em olimpíadas de conhecimento é algo cada vez mais incentivada. Na década de 1960, sob incentivo da ONU, foram criadas as primeiras olimpíadas internacionais acadêmicas, provas focadas em estudantes do Ensino Médio com menos de 20 anos e que hoje incluem mais de 70 países participantes nos cinco continentes.

Uma dessas olimpíadas é a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que este ano chegou a sua 30ª edição e teve como medalhista de bronze o aluno do 3º ano do Ensino Médio do Anglo Londrinense, Jaziel Barros dos Santos.

Disputada por competidores de 78 países e sediada na cidade de Szeged, na Hungria, a olimpíada contou com tarefas no laboratório, atividades culturais e práticas esportivas diversificadas para o intercâmbio social, além de provas teóricas para a definição dos premiados.

A preparação para a competição ocorreu no Instituto Butantã, onde Jaziel, junto dos demais integrantes da Seleção Brasileira de Biologia, passou por uma profunda imersão. O aluno foi campeão da Olimpíada Brasileira de Biologia nas edições de 2018 e 2019, e coleciona colocações da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, e da Olimpíada Paranaense de Química, além de ter sido convocado para a Seleção Paranaense de Química.

“É uma grande conquista. Apenas quatro estudantes de todo o Brasil foram selecionados para o maior desafio mundial de biologia, e o nosso aluno Jaziel se destacou entre os melhores do mundo”, elogia o diretor geral do Colégio Londrinense, Eleazar Ferreira.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *