Como se preparar para a segunda fase do vestibular

Estudantes devem intensificar a rotina de estudos, focar nas questões dissertativas e na redação, resolver dúvidas com professores e se organizar para ter momentos de lazer

Depois de todo o esforço para ter um desempenho satisfatório na primeira fase do vestibular, o desafio ainda não acabou. É hora de se preparar para as provas da segunda etapa, o momento definitivo rumo à universidade.

Danilo Dacar, assessor pedagógico de pré-vestibular do Sistema Anglo, recomenda ter equilíbrio e organização, manter a rotina diária de estudos, aumentar a intensidade e focar nas especificidades desses exames, como as questões dissertativas e a redação. “Quem está se preparando bem para segunda fase não estuda menos do que quatro horas por dia”, aponta.

Para treinar as respostas de questões dissertativas, uma boa estratégia é a resolução de provas antigas dos vestibulares que o estudante tem interesse. Isso vai permitir exercitar a escrita, além de conhecer o estilo das perguntas.

Os exames de vestibulares passados também servem para ver o modelo da redação, tanto o tipo de temática que costuma ser abordada como os melhores textos que são divulgados de quem fez o Enem ou a Fuvest, por exemplo. O candidato pode escrever novas redações também a partir de assuntos sugeridos pelos professores da sua escola ou cursinho.

Segundo Dacar, além de realizar os exercícios e as redações, é recomendável que o estudante mostre seus textos para os professores ou plantonistas, para que eles possam corrigir e apontar eventuais problemas. “Com esse retorno, o aluno pode saber se está redigindo corretamente, escrevendo muito ou pouco, e sendo sintético, claro e objetivo nas respostas. Orientamos treinar e pedir ajuda para poder afinar problemas pontuais de escrita”.

Outras iniciativas importantes, de acordo com ele, são rever esquemas, fichamentos, resumos e mapas mentais, para retomar o estudo a partir do que eventualmente já foi feito, e se organizar para estudar todas as matérias, não só as prioritárias para a carreira desejada. Isso porque, em geral, as provas da segunda fase trazem todas as disciplinas. Assim, é preciso intensificar o estudo das principais, mas sem esquecer das outras.

Dacar cita que, no Anglo, os alunos contam com revisão e material específico para a segunda fase, além de um plantão dirigido e oficinas dissertativas para avaliar como estão escrevendo. Os estudantes também têm acesso à plataforma Plurall, que permite baixar provas antigas e ter mais exercícios e resoluções. E no site Anglo Resolve estão disponíveis as provas resolvidas de diversos vestibulares.

O assessor destaca, ainda, a importância de equilibrar os estudos com uma rotina saudável, que deve incluir uma boa alimentação, horas suficientes de sono e momentos de lazer e relaxamento. “Como o estudo mobiliza muito a pessoa, é interessante praticar uma atividade física, ir ao cinema de vez em quando ou ler um livro de interesse pessoal.”

Para isso, é fundamental ter organização, até para garantir esses momentos de descanso. “Na hora de estudar, toda a atenção deve estar voltada para isso. Mas na hora do lazer, também é importante aproveitar”, completa o assessor.

E, com a proximidade das festas de final de ano, a orientação é curtir, mas sem esquecer das provas que vêm pela frente. “No dia seguinte, é preciso voltar à rotina de estudos para não perder o ritmo”, finaliza.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *