Sistema Anglo disponibiliza Guia de Metodologias Ativas para incentivar professores na educação remota

Material foi publicado com o intuito de ajudar educadores a diversificar os formatos de aula; conteúdo já está disponível para download

O Sistema Anglo acaba de publicar um Guia de Metodologias Ativas gratuito e disponível para professores de todo país. O lançamento do projeto surge justamente em momento que escolas e educadores estão repensando o modelo tradicional e expositivo de aulas devido a pandemia de Covid-19.

A ideia do guia é estimular a criatividade dos docentes e trazer sugestões de como aplicar um conteúdo de diversas maneiras. A publicação também orienta professores e escolas parceiras do sistema a utilizarem e aproveitarem ao máximo o material Anglo. Segundo um dos autores e idealizadores do projeto, Henrique Braga, coordenador educacional do Sistema Anglo, o guia tem a intenção de apresentar boas práticas aos educadores, baseadas na experiência em sala de aula.

“Nossa pretensão era fazer um material que dialogasse de professor para professor. É uma troca de conhecimento entre os autores — que também estão em sala de aula enfrentando os desafios — com os professores que vão receber esse material didático”, explica.

Ensino Híbrido na prática 

O primeiro tópico abordado no Guia de Metodologias Ativas é o Ensino Híbrido. Essa metodologia consiste basicamente em elaborar práticas pedagógicas com os estudantes que misturam diferentes abordagens de um tema. Ou seja, as aulas deixam de ser apenas expositivas e passam a englobar outros formatos de aprendizagem como pesquisas, atividades, resolução de exercícios ou jogos, por exemplo.

No contexto de pandemia, em que o ensino remoto se tornou uma realidade, essa abordagem pode ser benéfica. O autor e professor do sistema Anglo, Raphael Amaral “TIM” explica: “Ficar no mesmo formato virtual por muito tempo é cansativo, seja para o professor, seja para o estudante. Se não há uma quebra dessa dinâmica em algum momento por meio da realização de atividades, pesquisas e exercícios, tudo se torna ainda mais exaustivo”.

O autor ressalta que na literatura ainda não existe um consenso e uma definição na qual podemos classificar como ensino híbrido o que acontece em um ambiente completamente digital, como é o caso das aulas aplicadas por diversas escolas durante o período de isolamento social.

De qualquer maneira, a teoria dessa metodologia traz possibilidades e ideias que podem ser incorporadas e adaptadas nas aulas remotas feitas na quarentena, seja com a diversificação do formato de aula ou com desenvolvimento da autonomia do estudante por meio da realização de pesquisas e exercícios.

O autor finaliza: “No guia, apresentamos várias possibilidades que os professores já faziam, mas que agora passam a ser classificadas a partir do conceito de metodologia ativa. A maior parte das sugestões que escrevemos são coisas que os professores já têm acesso no material do Anglo. Quando fazemos esse tipo de guia a ideia é falar ‘não é um bicho de sete cabeças, dá para fazer e talvez um primeiro passo é tentar seguir algumas de nossas sugestões’.”

O material completo já está disponível e pode ser conferido no link.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *