Saúde mental dos pais é fundamental para o bem-estar da família na quarentena

Estruturar a rotina da casa, adequar horários, favorecer o diálogo e ter momentos de relaxamento com os filhos e individualmente são exemplos de práticas saudáveis

Durante a quarentena, a rotina de muitas famílias foi bastante modificada. As crianças tiveram que se adaptar às aulas a distância e se privarem da convivência com os amigos e familiares, enquanto os pais que estão fazendo home office precisam conciliar o trabalho e dar suporte aos filhos. Nesse momento, é importante que os pais cuidem de sua saúde mental para manter a harmonia em casa e o bem-estar de todos.

“Para equilibrar os compromissos profissionais e a atenção aos filhos, a compreensão das diferentes necessidades se faz essencial”, diz a psicóloga Mayra Temperine, do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) do Curso Anglo. Se os filhos são adolescentes, é possível combinar horários de trabalho e estudo, em que pais e filhos não podem ser interrompidos em suas atividades, momentos de lazer e de cuidados com a casa, em que todos os membros da família dividem a responsabilidade pelas atividades domésticas.

Se os filhos são mais novos, o desafio tende a ser maior e pode ser necessário alterar um pouco o horário de trabalho para poder dar suporte a eles ao longo do dia. Por isso, é importante uma conversa com chefes e superiores para a adequação dos horários de trabalho e de reuniões e das expectativas de entregas”, sugere Mayra.

Ela explica que as crianças e os adolescentes são afetados de diferentes maneiras pela quarentena. As crianças mais novas muitas vezes não entendem o que está acontecendo, mas percebem e são atingidas pelas preocupações e estado emocional dos pais e dependem deles para analisar e processar a quebra de rotina, a insegurança e o medo. Os adolescentes, por estarem começando a pensar no futuro e em cursos e profissões, podem se sentir desesperançosos, e o suporte dos pais pode ser necessário para conseguirem traçar e manter um plano para o futuro.

Rotina, relaxamento e diálogo

Para preservar a saúde mental, a psicóloga Silvia Hasse, também do SAP do Curso Anglo, sugere seguir uma rotina funcional, com horários regulares para acordar, fazer as refeições e dormir, e ter um momento lúdico ao final do expediente, como se dedicar a um jogo, interessar-se pelas atividades que os filhos realizaram ou assistir um filme. “Isso quebra a seriedade do trabalho e demarca outro momento, por meio da convivência familiar.”

As atividades individuais são outra forma de relaxar, segundo ela. Pode-se investir em atividades físicas em casa, entre outras, preferencialmente orientadas de forma online por um profissional. “Há cursos a distância disponíveis em diferentes plataformas, e eles podem representar um momento interessante para aprender algo novo, sem se sobrecarregar.”

Para Paula Pimenta, que também atua no SAP, a forma como os pais compreendem esses aspectos e lidam com essas emoções influencia de maneira direta ou indireta a dinâmica de uma casa e família e o estado emocional de seus integrantes. “É fundamental que os pais façam uma leitura coerente de suas emoções e comportamentos para que possam compreender melhor as dificuldades pelas quais os filhos também passam, conseguindo favorecer o diálogo entre ambos e desenvolver formas de lidar bem com as dificuldades advindas na quarentena.” 

Silvia Hasse alerta, no entanto, que caso os pais sintam prejuízos na rotina devido a questões emocionais, como ansiedade, preocupações excessivas e isolamento da família, em relação a eles mesmos ou aos filhos, é interessante buscar ajuda de um profissional da saúde capacitado. Há atendimentos médicos e psicológicos que estão funcionando de forma online na quarentena.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *