Alinhado à nova legislação e BNCC, Anglo lança o Novo Ensino Médio

Material será apresentado às escolas parceiras em agosto, e implementação começará em 2021; instituições poderão montar grade de acordo com seu contexto e demandas

No ano em que completa 70 anos, o Sistema Anglo inova mais uma vez ao lançar novos materiais para o Ensino Médio, alinhados à nova legislação desse nível de ensino e às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O novo material deverá ser apresentado às escolas parceiras em agosto, e a sua implementação terá início em 2021. 

“Mais uma vez o Anglo é vanguarda. Criamos o sistema de ensino, a apostila-caderno e agora fizemos esse material, que é simples e revolucionário. Ele foi pensado e desenvolvido ao longo de mais de um ano, por uma enorme equipe que trabalhou arduamente, e teve grande participação das escolas parceiras, que falaram o que estava certo, o que estava errado e apontaram caminhos. Isso nos dá muita segurança para apresentar esse projeto de excelente qualidade”, diz Paulo Moraes, diretor do Sistema Anglo de Ensino.

Moraes compara os quatro grandes componentes do currículo do Novo Ensino Médio do Anglo — formação geral, itinerários formativos, eletivas e estudos avançados — a um grande lego [blocos de montar], pois cada escola poderá combiná-los da forma que considerar mais adequada, de acordo com sua estrutura, realidade e demandas. 

Além disso, como a lei federal do Novo Ensino Médio ainda não foi regulamentada por todos os estados, ela pode sofrer alteração. “Essa foi uma preocupação que permeou todo o nosso trabalho, mas também originou a maior genialidade do que fizemos. Nós montamos um grande lego, com vários blocos e peças. Se em algum momento houver mudança na legislação federal, o projeto se mantém de pé. Qualquer coisa, é só acertar as peças, que se encaixam perfeitamente.”

Um aspecto importante, de acordo com o diretor, é que o Novo Ensino Médio do Anglo não provocará grandes rupturas nas escolas parceiras, assim como as grades horárias não serão desrespeitadas. “Queremos deixar os mantenedores tranquilos em relação a isso.” 

Sobre o momento de iniciar a implementação, ele diz que o Anglo optou por fazer uma mudança gradual, começando pelo 1o ano do Ensino Médio em 2021. Mas as escolas que quiserem fazer adaptações para o 2o ano do Ensino Médio já poderão realizá-las, assim como também começar o processo posteriormente, em 2022. “Mas, o sistema está dando toda a garantia para que elas possam começar a implantar em 2021.”

Para ele, começar na frente é uma oportunidade de ter oferta em sintonia com a nova legislação e a BNCC e com o que os alunos buscam. “As escolas vão ter diferentes formas de montar o seu currículo, e nós as orientaremos para isso. A equipe de assessoria do Anglo participará de todo o processo de transição e implementação, para que elas estejam alinhadas a essas mudanças e continuem sendo escolas aprovadoras, que colocam seus alunos nas melhores faculdades e universidades do país”.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *