Atividades práticas e lúdicas estimulam a participação dos alunos e favorecem o aprendizado

Recursos “mão na massa” e “vamos jogar”, do material reformulado do Anglo, para o 2o ano do EF, reforçam os conceitos e os conhecimentos adquiridos e favorecem o trabalho colaborativo

Atividades práticas e lúdicas são recursos didáticos importantes para o aprendizado das crianças, pois desenvolvem habilidades diversas, promovem a socialização e a afetividade e favorecem as interações e a participação ativa.

No material reformulado do Anglo para o 2o ano do Ensino Fundamental (EF), há dois recursos com essa proposta: o “mãos na massa” e o “vamos jogar”. Ambos estão presentes tanto no formato impresso como no digital e devem ser feitos em grupo, em sala de aula, com a mediação do professor.

O primeiro consiste numa atividade prática em que os alunos aplicam o conhecimento e desenvolvem a criatividade e a capacidade de trabalhar de forma independente e colaborativa na execução de pequenos projetos, sempre na área de ciências. Uma dessas atividades propõe, por exemplo, que os alunos construam um teatro de sombras, usando o que aprenderam sobre a luz e a formação das sombras. Ao final da montagem, cada grupo pode fazer uma pequena demonstração para a turma, e o professor pode registar, por meio de fotos ou vídeos, cada etapa do processo de construção do teatro. Além da apresentação, a sugestão é que os registros sejam posteriormente compartilhados também com a comunidade escolar.

Já o “vamos jogar” tem como objetivo variar a estratégia didática de diferentes disciplinas e reforçar conceitos e conhecimentos, já trabalhados pelas crianças, por meio de jogos. Em matemática, um exemplo de atividade sugerida é o jogo “Nunca 5”, que trabalha os princípios de agrupamento de quantidades e base de numeração. Em geral, os jogos envolvem regras, textos instrucionais e a construção do próprio suporte do jogo, com materiais como palitos de sorvete e elásticos.

De acordo com Fernanda Braga Lopes, assessora pedagógica do Sistema Anglo, essas atividades devem ser desenvolvidas com cuidado, para que os alunos não as entendam como uma simples brincadeira. “Elas também precisam ser realizadas de forma planejada para alcançar resultados positivos”, afirma.

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