Enem 2016 terá inscrições abertas a partir do dia 9 de maio

estudantes_1O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quinta-feira (14) o período de inscrições para o Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio), que vai das 10h do dia 9 de maio até as 23h59 do dia 20 de maio. As inscrições devem ser feitas pelo portal do Inep.

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, após o período das eleições municipais. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília), com fechamento às 13h. A prova começará às 13h30 em todo o país. No dia 5 de novembro, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Os cartões de confirmação, com os locais de prova, não serão enviados pelo correio, como já é feito desde o ano passado. Os estudantes deverão acessá-lo pela internet.

Neste ano, os candidatos também terão acesso a um aplicativo para celular com o cronograma, informações e dicas sobre o exame. Ele será também uma ferramenta de comunicação dos candidatos com o MEC.

Mudança na segurança do local dos exames

A segurança no local das provas terá novidades nesta edição. Além do uso de porta-objetos lacrados para eletrônicos e detectores de metais, o Inep coletará dados biométricos (impressão digital) em algum momento do exame.

O MEC também criou um aplicativo “Enem 2016” para que o participante acompanhe o cronograma e os avisos feitos pelo ministério. O app é gratuito e estará disponível para os sistemas iOS e Android. Os dados de inscrição e senha poderão ser armazenados no próprio aplicativo, para evitar perda. Não foi divulgado quando o sistema vai estar disponível para download.