Projeto incentiva alunos a propor temas para as aulas

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Os estudantes do Ensino Fundamental II do Colégio Anglo Monteiro Lobato (Piedade/SP) agora têm a oportunidade de expor os assuntos que gostariam que fossem debatidos em sala de aula juntamente com os professores.

A autonomia dada para os estudantes foi introduzida pelo Programa de Desenvolvimento Social (DS), ideia implantada após os educadores terem participado das oficinas pedagógicas da Convenção Anglo, ocorrida no início de março, em Atibaia, interior de São Paulo.

As atividades são semanais, e, no final de cada encontro, as turmas já decidem o tema que será discutido na próxima semana. A diretora pedagógica Aneliza Abreu faz a mediação das aulas, que propõem desenvolver habilidades e competências que ajudam os alunos na construção da cidadania.

“Os assuntos abordados são situações delicadas que ocorrem no cotidiano. Através da mediação, eles conseguem achar a solução para as situações”, explica.

O programa foi bem recebido pelos alunos, que demonstraram entusiasmo com o espaço aberto, em que já discutiram, por exemplo, o uso excessivo de celulares nas salas de aula. Conceito importante para todo cidadão, a ética também é trabalhada nas reuniões. Por lá, não é permitido citar nomes de pessoas, somente fatos. Além dos diálogos, os alunos são estimulados através de pinturas e jogos.

“As soluções apontadas pelos alunos para resolver os problemas têm sido cada vez mais coerentes. Eles entendem que atitudes individuais ou de pequenos grupos podem prejudicar a todos”, conclui a pedagoga.