Carreira permanece na lista das mais concorridas.
A carreira de Medicina exige muita dedicação. Da entrada na universidade a exercer a profissão, um longo caminho será percorrido.
Se você quer ingressar nas universidades mais concorridas, não tem escapatória: horas e horas diárias estudando para prestar o vestibular.
Para se ter uma ideia, no ano passado, a concorrência na Unesp (Universidade Estadual Paulista) foi de mais de 240 estudantes por vaga. A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein teve 215 por vaga.
Se é tão difícil de entrar, não tem alívio quando se tornar calouro e, depois, jornada puxada de trabalho, por que tantos interessados?
Especialistas garantem que a vocação, o interesse pela pesquisa e a vontade de cuidar de pessoas trazem milhares de formandos ao mercado de trabalho todos os anos.
Fique de olho nas possibilidades
A medicina pode ser dividida em três áreas:
- Prestação de serviço ao paciente
- Ensino
- Pesquisa
São mais de 100 áreas de atuação para quem quer seguir no atendimento. Oportunidades não vão faltar. Esse é um fator que também ajuda a manter a profissão em alta.
Características do profissional
O médico deve estar focado em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ele não se cansa de investigar as causas das doenças humanas e buscar a prevenção e cura.
Curso
Prepare-se para ter domínio das ciências biológicas, especialmente, anatomia.
Formação
São, em média, seis anos para a formação. O estágio no Sistema Único de Saúde (SUS) é obrigatório.
#ficaadica
Você já pode começar a se habituar ao portal do Conselho Regional de Medicina: http://portal.cfm.org.br.