Administração: empreendedorismo e liderança

Muitas startups nascem dentro das universidades de ADM

Você pensou em administração e alguém lançou a típica frase: “não sabe qual carreira seguir, então, escolheu essa?”.

É verdade que é uma profissão generalista e tradicional, mas nem por isso menos requisitada. O formandos saíam da faculdade há alguns anos com a chance de fazer muita coisa, é fato.

Isso não mudou muito, mas algumas áreas tiveram ascensão muito grande, principalmente com a popularização da tecnologia. E aqui vai o nosso melhor exemplo: as startups.

Startups

Elas estão em alta hoje e nada mais são do que um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios, com custo de manutenção baixo e que consiga crescer rapidamente.

markzuckerberg2007-e1400081922221

É só lembrar que o Google e o Facebook sugiram assim, no Vale do Silício (EUA). O Buscapé – site de comparação de produtos – nasceu de três estudantes da POLI-USP.

Muitas empresas nascem dentro de faculdades de administração. Quem sabe não será em uma dessas que começará a sua!

Características do profissional

O administrador tem como função planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização.

Se você não tiver perfil e interesse em ter o próprio negócio, não tem problema.
Sua função será buscar estratégias para melhorar o desempenho da empresa e reduzir custos, por exemplo.

Curso

A proposta da maioria das universidades é dar uma visão geral em gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, gestão de pessoas, inovações e até logística e vendas.

Tudo o que é preciso para o bom andamento de qualquer organização.

Formação

Em média, são quatro anos. Nos iniciais, você vai se deparar com matemática, direito, contabilidade, por exemplo, entre outras.

Curiosidade

Os YouTubers Kéfera e Christian Figueiredo, embora não sejam administradores, possuem visão empreendedora e habilidades típicas de um profissionais de sucesso na área.

tumblr_o5h4mgpLa91urt0auo4_1280

Mais do que o lado artístico, eles têm também um aparato administrativo muito eficiente, que possibilita até o lançamento bem sucedido de livros impressos. Sim, impressos, para eles que são feras no vídeo!

Assim, eles conseguiram tornar o próprio nome um grande negócio.

Indique para um amigo que está em dúvida sobre qual carreira seguir.

cta-anglo-nobel