Agronomia: pensando em soluções para o meio ambiente

Já pensou em combater a fome no mundo com técnicas e sistemas agrícolas? E criar soluções para o consumo sustentável e consciente?

O agronegócio é um setor muito forte no Brasil. Nossa biodiversidade em climas, solos e relevos permite o cultivo de uma variedade muito grande de produtos agrícolas. Para você ter uma ideia, um a cada três reais gerados no país vem da agropecuária!

anglo-agronomia

Carnes e couros, álcool e açúcar, café, soja, sucos e frutas, madeira, algodão, cacau e produtos orgânicos fazem essa grande máquina funcionar.

A boa notícia é que o segmento tem sofrido muito pouco com os efeitos da crise dos últimos anos. O setor ainda está mantendo empregos e tem bons campos de trabalho em todo o país.

Otimizar a produção em ritmo acelerado é o maior dos desafios. E é aí que entram as oportunidades para jovens formandos – o mercado precisa cada vez mais de inovações e insights.

Não só isso, a área também movimenta bastante o campo das pesquisas. O profissional precisa criar novas soluções e ferramentas que acompanhem as mudanças do meio ambiente, além de estar sempre atento às tecnologias sustentáveis e promovem o consumo consciente.

Engenharia agronômica é a mesma coisa que agronomia, engenharia agrícola ou de agronegócios?

As ciências agrárias têm vários caminhos que convergem pro mesmo ponto: otimizar a produtividade do setor agropecuário. O curso aparece com várias nomenclaturas diferentes dependendo da faculdade, então fique ligado!

A Engenharia Agronômica, ou Agronomia, envolve muitos conceitos de ciências biológicas, por exemplo. Já a Engenharia Agrícola é uma aplicação das engenharias mecânica, civil e elétrica no ambiente do campo; e por fim, a Engenharia de Agronegócios é muito mais ligada à engenharia de produção e aos conceitos de administração.

Característica da profissão

Você precisa levar em conta o ambiente que irá trabalhar. A vida no campo precisa te atrair. As atividades em zonas rurais vão fazer parte do seu dia a dia, e o objetivo é melhorar e conservar a qualidade de plantações e rebanhos.

Imagine o quanto seu interesse em conservar o meio ambiente, por exemplo, pode ajudar na exploração sustentável de todos os recursos naturais…

Curso

Lidar com número e cálculos não pode ser um problema para você, afinal estamos falando de uma engenharia. Serão 5 anos de muitas contas e temas como zoologia, botânica, biologia e química.

#ficaadica

Se quiser saber mais sobre o mundo do agronegócio, dê uma olhada no Portal do Agronegócio. O portal traz várias notícias sobre o setor.

Gostou dessas informações? Compartilhe com um amigo!

cta-anglo-nobel