Como escolher a escola do seu filho?

A tarefa de escolher a escola para o filho não é simples. Há quem se preocupe com a estrutura, se o espaço é amplo e arejado, com a gentileza no atendimento ou com os professores, por exemplo. Será que isso é o suficiente para tomar a decisão?

Educar é um ato coletivo. Por isso, toda família sempre vai contar com a participação de pessoas e instituições na educação dos seus filhos. Por exemplo: ao escolher uma atividade regular, a família é guiada por valores e, inevitavelmente, farão parte deste processo educativo.

Desta maneira, além das orientações familiares explícitas, outros grupos sociais contribuirão nos ensinamentos dos nossos filhos. Para a assessora pedagógica Fátima Rifai, do Sistema Anglo de Ensino, o método de ensino, o material usado, a formação dos professores e o plano pedagógico da escola devem ser considerados.

“É muito importante você também ter em mente que os alunos precisam desenvolver a autonomia, a autoestima e ter uma base sólida que será construída durante o processo educacional. A escola precisa trabalhar competências, habilidades e visão de mundo”, explica.

como-escolher-a-escola-filho

É importante então que cada família tenha clareza do que buscar na escola, lembrando que estas escolhas são particulares e que nenhuma escola será perfeita. Cada uma, no entanto, pode proporcionar um nível de satisfação – e obviamente ele deve ser o maior possível.

Para apoiar as famílias nessa escolha, levantamos alguns aspectos práticos a serem observados na hora da pesquisa:

Conheça o material pedagógico

Conheça os materiais pedagógicos adotados pela escola. Qual a metodologia? Qual a frequência da tarefa de casa? e Quais são as formas de avaliação aplicadas pela escola? Os materiais contribuem para um projeto pedagógico claro? e as formas de comunicação com a família .

Recursos tecnológicos

Hoje em dia não podemos desconsiderar as facilidades que os recursos tecnológicos oferecem aos professores para tornar as aulas mais atrativas. Mas é importante que eles sejam efetivamente utilizados em prol do aprendizado. Informe-se não apenas sobre os recursos existentes na escola (computadores, tablets, projetores, etc.), mas também sobre o modo como são utilizados na escola. ]

Acústica dos ambientes

Espaços coletivos facilmente geram poluição sonora, porém é importante verificar se as salas de aulas têm um grau adequado de isolamento acústico. Ambientes barulhentos tendem a gerar agitação e dispersão.

Atividades extracurriculares

Muitas escolas oferecem cursos e/ou aulas extracurriculares para desenvolver um leque amplo de habilidades (futebol, ballet, natação, capoeira, xadrez, etc). Se a família tem interesse nesse tipo de atividade, não deixe de conferir as modalidades oferecidas, os horários e os valores.

Escola período integral

Cada vez mais as famílias optam por matricular seus filhos em período integral nas escolas, em busca de uma formação mais ampla para crianças e adolescentes. Caso a família opte por esse serviço, convém atentar para a qualidade da programação oferecida e para a consistência da realização.

Espaço físico

Desde a educação infantil até o Ensino Médio nossas crianças e jovens precisam de espaço para brincar e conviver com qualidade. Observe o zelo, a higiene, a harmonia do espaço e a real utilização destes ambientes pelos alunos.

Lanches e alimentação

A dinâmica de muitas famílias torna a alimentação na escola uma necessidade. Se é a sua realidade, verifique a qualidade das refeições servidas na escola.

Regras convencionais

Certifique-se com antecedência sobre as regras convencionais estabelecidas pela escola (uso de celular, horários de entrada e saída, atrasos, período de férias, uso de uniforme etc). Confira se a família terá condição de cumpri-las sem desgaste na relação com os educadores. Como aluno estará inserido no contexto escolar, haverá regras estabelecidas pela instituição para organizar e regular a convivência coletiva.

Primeiros contatos

O que também não podemos deixar de atentar é para alguns aspectos subjetivos na hora da visita. Perceba se a escola é aberta e se mostra sua rotina comum . Tente observar como as pessoas se tratam na escola (professores, estudantes, funcionários), pois isso pode revelar revelar muito do olhar educativo da escola.

Opinião da criança

Na reta final de uma escolha, não desconsidere a possibilidade da criança ou jovem conhecer e opinar sobre a preferência de escola, mas sempre deixar claro que esta é uma decisão a ser tomada pelos adultos.

Finalmente, mais do que encontrar uma escola que esteja de acordo com os valores dos pais, é de extrema relevância que os pais estejam de acordo com os valores adotados pela escola e que o diálogo entre as partes seja claro, contínuo e garantido.

Que tenhamos em mente que a escolha feita hoje será refletida a longo prazo.

Quando isso acontece?

Quando os anos se passarem, seu filho sair da escola e efetivamente mostrar seus próprios valores e atuar com segurança naquilo que escolher como caminho para a vida. Afinal, a vida é feita de escolhas!

Por Aline Castro

One comment

Os comentários estão desativados.