Participar da vida escolar contribui para o futuro do seu filho

Entenda por que seu envolvimento é fundamental e o ajudará futuramente

Todos sabemos que o engajamento na vida escolar dos nossos filhos é muito importante. Estar presente nesse momento contribui não só para o aprendizado do pequeno, mas também para o futuro dele.

envolvimento-pais-escola-filhoss

A assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino Mari Cerqueira, lista algumas razões para continuar interagindo e participando do processo de aprendizado das crianças e dos adolescentes.

Quanto mais se envolver, melhor

Acompanhar o desenvolvimento educacional aumenta as habilidades sociais e reduz os problemas comportamentais, como insegurança e agressividade.

Ou seja, quanto maior o seu envolvimento, maior facilidade o seu filho terá em se relacionar e fazer amizades.

Ao participar da vida escolar do seu filho, você consegue identificar aspirações, sonhos e até mesmo saber quando acontecem casos de bullying e outros dilemas. A proximidade é muito importante para conhecê-lo melhor e saber quando tem algo de errado acontecendo.

Seu filho vai se sentir valorizado

Quando o seu filho se sente apoiado, prestigiado, torna-se mais estimulado a aprender.

Ao ver seu interesse na vida escolar dele, ele aproveitará melhor as oportunidades que a escola oferece, por saber que tem seu apoio e que você estará sempre ao lado dele. Isto serve também para ajudar na disciplinas nas quais ele tem mais dificuldade.

Seu reconhecimento trará motivação

Pedir para ver os cadernos é uma forma de mostrar interesse. Se você viu o esforço, elogie! Reconheça a determinação dele.

Esse reforço positivo é importante e motivará o seu filho a continuar se dedicando.

Incentive, oriente e acompanhe o desempenho escolar. Cada ação terá reflexo positivo para que ele seja bem-sucedido na escola, na universidade e futuramente no mercado de trabalho.