Biomedicina é tipo Dr. House?

Não é bem assim, mas é uma carreira que investiga a fundo os efeitos e causas de doenças

Mal-estar, febre e diarreia são sintomas que, geralmente, levam as pessoas ao hospital. Ao chegar lá, o médico presta o atendimento, pede alguns exames para ter conhecimento do quadro geral do paciente e aguarda o resultado.

Até aí, sem grandes novidades. O que talvez você não saiba é que quem analisa esse exame primeiro é o biomédico. Ele está nos bastidores, mas é o grande responsável pela garantia dos exames laboratoriais e das análises clínicas.

Imagine um teste de paternidade, o resultado de gravidez e outros tantos diagnósticos: tudo isso passa e é controlado pelas mãos do profissional de biomedicina!

Sabe aquelas cenas de House em que a equipe médica se reúne nos laboratórios para analisar os exames e coletas dos pacientes? Então, essas cenas deveriam ser protagonizadas por biomédicos!

anglo-biomed-housemd

Inclusive, essa é uma das diferenças entre as profissões. Enquanto medicina tem foco na cura de doenças e na restauração da saúde, a biomedicina investiga e pesquisa doenças, em laboratório.

Para se ter uma ideia, vários estudos estão sendo feitos para entender e combater bactérias resistentes a antibióticos. Muitos biomédicos estão envolvidos nisso.

Em laboratório ou na prática hospitalar, a análise será constante na carreira de biomedicina e pode ser uma boa opção, se você gostar de pesquisar.

O profissional

Se o exemplo hospitalar não te agrada, outras áreas podem te interessar. O biomédico tem atuado em biologia molecular, que é voltada para processos de fertilização e reprodução humana.

Outra opção? Análise ambiental, na qual você poderá fazer análises químicas microbiológicas de água e esgoto. A indústria de alimentos tem contratado biomédicos.

Nesse setor, o profissional identifica a composição química e calórica de produtos alimentícios em todas as fases de produção. Legal, não é?

O curso

No início do curso de Biomedicina, você vai aprender sobre Fisiologia, Anatomia e Biologia geral. Também vai estudar exames médicos, práticas laboratoriais, entre outros. São 5 anos de curso.

Como é uma área que envolve muita pesquisa, aproveite para fazer parte das Iniciações Científicas oferecidas pela sua faculdade. Elas podem te ajudar a descobrir uma área específica do seu curso na qual você pode se especializar no futuro!

#ficaadica

Se quiser saber mais sobre as pesquisas que movimentam o setor e informações sobre a área, conheça o www.minutobiomedicina.com.br.

Aproveite pra assistir Gattaca, um filme de ficção científica que aborda as questões sobre o uso de tecnologias reprodutivas e a criação de seres humanos criados em laboratório. Viagens que só poderiam ser pensadas com a biomedicina!

cta-anglo-nobel